Navegar

22/12/2022

IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos

Em 15 de outubro de 2022 o IMPA chegou aos 70 anos, mas as celebrações pela data começaram no início do ano com atividades de resgate da memória e homenagens ao corpo científico e de funcionários da casa. Para marcar o septuagenário, o IMPA fez uma série de ações comemorativas, em diferentes formatos — reportagens, vídeos, lives, eventos, posts, quizzes e enquetes.

Durante o lançamento da série comemorativa, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou sobre a importância de celebrar a história sem deixar de olhar para frente. “A comemoração está voltada muito mais para o futuro do que para o passado. Queremos utilizar este momento para refletir sobre os rumos do instituto e nossos projetos para o futuro”, comentou.

Leia mais: Na Folha, Marcelo Viana fala sobre valor da Medalha Fields
OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)
‘Eu me senti inspirada’, diz aluna do Meninas Olímpicas do IMPA

Para inaugurar as comemorações, a live “IMPA 70 anos: passado, presente e futuro”, em janeiro, que teve a presença de Viana, Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, e dos pesquisadores do instituto Artur Avila e Carolina Araujo. Já em abril, foi realizada a live “IMPA 70 anos: conheça a nossa pós-graduação”, que teve a participação de alunos do instituto e do pesquisador Henrique Bursztyn, gerente do Ensino.

Cada mês teve um tema principal, definido a partir dos marcos temporais da instituição. A programação relembrou pontos importantes, como a fundação do instituto, a internacionalização, a conquista da medalha Fields, o Biênio da Matemática e a promoção do Brasil Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU).

As atividades desenvolvidas pelos laboratórios do instituto e a formação e pesquisa também foram destacadas, assim como a importância da OBMEP na descoberta de novos talentos. Além disso, foram abordados os próximos movimentos do instituto, como o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação), criado para ampliar as parcerias com o setor produtivo, o novo campus e a ampliação da OBMEP.

Tudo isso está imortalizado no corredor da administração do IMPA, que ganhou um colorido diferente na semana de comemoração dos 70 anos. Agora, quem caminha em direção à diretoria pode conferir a linha do tempo que mostra marcos temporais.

Linha do tempo do IMPA mostra marcos da história do instituto

Entrevistas especiais com Lindolpho Carvalho Dias, ex-diretor do IMPA, e com Étienne Ghys, pesquisador honorário do IMPA e secretário perpétuo da Académie des Sciences, na França, também fizeram parte da programação. As conversas conduzidas por Marcelo Viana lembraram histórias do instituto e marcos importantes para a matemática brasileira.

As festividades culminaram na Conferência IMPA 70 anos, realizada entre 17 e 21 de outubro de 2022, que reuniu renomados pesquisadores de todo o mundo. Entre eles, três vencedores da medalha Fields, maior honraria da matemática.

Conferência IMPA 70 anos teve grandes nomes da matemática como palestrantes

E não há como falar do sucesso do instituto sem reconhecer o trabalho daqueles que mantêm o campus em pleno funcionamento. Para homenagear os colaboradores, a série “Histórias do IMPA” mostrou as trajetórias de nove funcionários, com depoimentos em vídeo.

A comemoração do septuagenário foi destacada por grandes veículos de comunicação, como a TV Globo, o Jornal O Globo, que dedicou uma matéria de capa ao instituto, a TV Brasil, a Agência Brasil, entre outros.

O medalhista Fields Artur Avila, pesquisador do IMPA, participou da Conferência IMPA 70 anos

Leia também: ‘A OBMEP me fez perceber que eu tinha futuro’, diz medalhista
Estadão e DW Brasil vencem Prêmio IMPA de Jornalismo 2022