Navegar

31/10/2022

Linha do tempo marca 70 anos de história do IMPA

O corredor da administração do IMPA ganhou um colorido diferente na semana de comemoração dos 70 anos do instituto. Agora, quem caminha em direção à diretoria pode conferir a linha do tempo que mostra importantes marcos da história do IMPA, desde a criação em 1952, a internacionalização, a conquista da medalha Fields pelo pesquisador extraordinário do IMPA Artur Avila, formado no instituto, e a promoção do Brasil ao Grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês).

O trabalho de resgate da memória do instituto foi liderado por Suely Lima, coordenadora de Eventos Científicos, e por Thaís Mancilio da Silva, historiadora vinculada ao INCTMat e colaboradora do IMPA. A tese de mestrado de Suely, defendida na pós-graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas, tinha como proposta a criação de um Centro de Memória do IMPA, inspiração para a iniciativa da linha do tempo.

“O instituto olha muito para o futuro, o que é essencial, mas também é importante termos esse olhar do que já foi feito no passado”, afirmou a coordenadora.

Leia mais: Artur Avila encerra Conferência de Sistemas Dinâmicos
Marín: ‘É muito importante ter mulheres nestes espaços’
Carlangelo destaca peso do IMPA em Sistemas Dinâmicos

Para tirar o projeto do papel, a equipe contou com a cooperação científica de outras instituições. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) enviaram documentos e fotos referentes ao instituto.

“A história do IMPA é muito bonita e conseguimos retratar isso na exposição. A ideia foi crescendo e se desenvolvendo. Quando entrei, a Suely já tinha toda a espinha dorsal do projeto e isso foi se estruturando nos últimos nove meses. Foi essencial contar com ela nessa iniciativa, que trouxe muito de sua vivência no IMPA”, comentou Thaís.

A exposição foi inaugurada durante a semana de comemoração dos 70 anos do IMPA, quando o instituto promoveu uma conferência internacional para celebrar a data

“Foi perceptível  o sentimento de pertencimento durante o IMPA 70 anos. Fiz questão de ir de sala em sala convidar a todos para a conferência e para as comemorações, porque foi muito importante todos estarem ali participando. A comemoração foi muito legal e este ano foi de muita congregação”, disse Suely.

O próximo passo é levar a linha do tempo para o site do IMPA, disponibilizando as informações ao público. Confira:

Leia também: Pereira interpreta neurologia em sistemas dinâmicos
TV Globo destaca ações de 70 anos do IMPA