Navegar

04/08/2022

IMPA 70 anos: Biênio contribuiu para divulgação matemática

Cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemáticos 2018

Como a matemática é vista no Brasil? Não é exagero dizer que existe uma resposta para esta pergunta antes da realização do Biênio da Matemática, e outra após a iniciativa. Proclamado pelo Congresso Nacional por meio da Lei 13.358 e organizado pelo IMPA, o Biênio foi um divisor de águas na história da divulgação da disciplina no país. Foram dois anos de ações e eventos nacionais e internacionais que colocaram a matemática, a ciência e a tecnologia no foco da comunicação, impactando milhares de pessoas. 

Durante o período, o Brasil sediou os maiores eventos mundiais da área: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) de 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) de 2018, organizados pelo IMPA e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática). Além das atrações internacionais, aconteceram também o Festival da Matemática 2017, a Bienal da Matemática e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2017 e 2018.

Assembleia Geral da União Internacional da Matemática 2018

O site da iniciativa registrou o impressionante número de 175 atividades realizadas em 21 estados do país relacionados ao Biênio. O objetivo destes encontros era, principalmente, popularizar e desmistificar a disciplina, transformando a relação dos brasileiros com a matemática. 

Ideia do Biênio surgiu de circunstância inédita 

A ideia da iniciativa surgiu diante de uma circunstância inédita. Durante o ICM 2014, foi anunciado que o Brasil sediaria dois dos principais eventos da matemática, a IMO 2017 e o ICM 2018, em um intervalo de cerca de um ano. 

Diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana

“Eventos desta importância constituem, antes de mais nada, oportunidades de ouro para promover a disseminação e popularização da matemática junto à nossa sociedade. Como organizadores, a nossa primeira e, talvez, a mais importante tarefa, seria tirar o máximo proveito possível dessa circunstância histórica”, contou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, já à frente do instituto durante a realização do Biênio. 

Inspirado pela coincidência, Viana voltou da Coreia amadurecendo a ideia de realizar um “Ano da Matemática” no Brasil, e começou um diálogo sobre o projeto com o IMPA e a SBM. 

Leia mais: Lista preliminar de classificados para 2ª fase da OBMEP publicada
Na Folha: Lições das pontes de Königsberg servem à internet
Palestras e painéis do ICM 2022 estão disponíveis para o público

Proposta exigiu articulação com o Congresso Nacional 

Conforme a discussão avançava, Viana percebeu que, para que o Biênio de fato impactasse a vida das pessoas, precisaria de um respaldo nacional. “Um colega aconselhou: ‘não proclame o Biênio, convença o governo a proclamar’. No ambiente político que o país vivenciou nestes anos, este desafio não era pequeno”, ressaltou. 

O passo seguinte foi estabelecer contato com diferentes personalidades do governo e apresentar a ideia a eles. Viana foi apresentado ao então deputado federal Alex Canziani pelo professor Yuan Jin Yun, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Canziani aderiu à proposta com entusiasmo e se dispôs a liderar o grupo de parlamentares que assinaram o projeto de lei para formalizar a proposta junto ao Congresso.

“Foi dele também a sugestão de transformar o ‘Ano’ em ‘Biênio’, de forma a cobrir a totalidade dos anos calendário 2017 e 2018”, acrescentou Viana. O projeto de lei foi aprovado na Câmara de Deputados e, posteriormente, no Senado Federal, e sancionado pelo Presidente da República na forma da Lei Ordinária 13.358 de 7 de novembro de 2016.

“A partir daí pudemos começar uma ampla campanha de divulgação da iniciativa junto das instituições de ensino, pesquisa e popularização científica de todo o Brasil, com excelente receptividade”, contou o diretor-geral do IMPA.

Bienal da Matemática fez parte das atividades do Biênio

Aprimorar a comunicação foi uma das prioridades do Biênio

Outro grande desafio na execução do Biênio foi o aprimoramento de uma cultura de divulgação científica em matemática. O principal objetivo da iniciativa era fazer com que a proposta chegasse ao maior número possível de pessoas, com foco especial nos mais jovens. E, para isso, o conteúdo e a linguagem das atividades precisavam ser acessíveis. Mas a experiência do IMPA em comunicação ainda era incipiente.

“Vale lembrar que foi só em 2016 que o IMPA entrou nas redes sociais e começou a utilizar seu site como meio de comunicação com a sociedade como um todo. E a SBM tinha acabado de fazê-lo, na presidência do meu amigo Hilário Alencar”, destacou Viana.

Identificando este gargalo, os organizadores partiram para um primeiro passo: lançar um concurso junto às escolas para a escolha da mascote do ICM e do Festival da Matemática. O torneio recebeu desenhos de alunos de instituições de todo o país, e a campeã foi a simpática Aramat, que combina números e simbolismo matemático com a rica fauna brasileira.

Festival Nacional da Matemática

Biênio aproximou sociedade da matemática

Cinco anos após o Biênio, é seguro dizer que o saldo foi positivo. Eventos como o Festival da Matemática, centrado no Rio de Janeiro e replicado em várias outras cidades, mostraram para um público diverso o quanto a matemática pode ser fonte de entretenimento e prazer. O encontro teve um público de quase 18 mil participantes e contou com oficinas, workshops, exposições, entre outras atrações. Neste ano, o Festival terá uma nova edição, de 29 de setembro a 1º de outubro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Clique aqui para visitar o site do evento e saiba mais sobre a edição deste ano.

Os organizadores do Biênio também tinham a preocupação de evidenciar a relação entre a matemática e diferentes formas de expressão cultural e artística. A exposição realizada em parceria com o Museu do Índio do Rio de Janeiro durante o ICM 2018, é um bom exemplo disto, destacou Viana. Vale mencionar o momento inspirador que o Congresso proporcionou aos medalhistas da OBMEP, que puderam acompanhar a entrega das medalhas Fields a seus ídolos aspiracionais.       

“Além do esforço sem precedentes para alcançar tantas instituições e pessoas quanto possível em todo o Brasil, o Biênio também teve a ambição de dialogar com todos os aspectos da matemática, como campo do conhecimento e como disciplina de formação acadêmica, humana e civilizacional”, frisou o diretor-geral do IMPA. 

Olimpíada Internacional de Matemática 2018

Leia também: Projeto de IA do Centro Pi é destaque na FAPERJ
IMPA plantou 5.529 mudas nativas da Mata Atlântica