Programas de Formação

Programas Principais

MESTRADO

O programa de Mestrado do IMPA foi projetado de modo a permitir o rápido acesso ao Doutorado. No programa de Mestrado, o estudante também adquire cultura básica que lhe permitirá ensinar disciplinas matemáticas em nível de graduação ou exercer atividades profissionais que requerem aplicações da Matemática a problemas técnicos ou científicos. O curso é oferecido nas opções: Matemática, Computação Gráfica, Economia Matemática e Matemática Computacional e Modelagem.

DOUTORADO

O IMPA dá ênfase especial ao programa de Doutorado, que tem por finalidade a formação de pesquisadores. Sua exigência fundamental consiste na elaboração de uma tese que constitua contribuição relevante para o progresso da Matemática em uma das seguintes áreas: 

Álgebra, Análise/Equações Diferenciais Parciais, Computação Gráfica, Dinâmica dos Fluidos, Economia Matemática, Geometria Complexa e Folheações Holomorfas, Geometria Diferencial, Geometria Simplética, Otimização, Probabilidade, Sistemas Dinâmica e Teoria Ergódica.

PÓS-DOUTORADO

Anualmente um número significativo de bolsistas de pós-doutorado estagiam no IMPA por períodos de 6 meses a 1 ano. Às vezes suas bolsas são renovadas para períodos de até 2 anos.
Os pós-doutorandos têm usufruído de maneira crescente desta ocasião para se dedicarem aos seus trabalhos de pesquisa e às atividades de seminários e conferências, bem como ao desenvolvimento conjunto de pesquisas com membros do corpo científico do IMPA ou com visitantes de outros centros.
O procedimento normal para um pós-doutorado no IMPA começa por contato com o(s) pesquisador (es) da área mais próxima da área do candidato. Uma vez confirmado o interesse comum, o candidato deverá enviar seu currículo juntamente com um plano de pesquisa conjunta para dac@impa.br

A Comissão de Atividades Cientificas (CAC) avaliará a solicitação e entrará em contato com o candidato para viabilizar formalmente o pós-doutorado.

Mestrado Profissional

MESTRADO PROFISSIONAL EM MÈTODOS MATEMÁTICOS EM FINANÇAS

Este programa, desenvolvido em cooperação com a EMAp/FGV, é stricto sensu e aprovado pela CAPES. Destina-se à formação de profissionais qualificados, com apurado conhecimento na área de modelagem matemática e computacional, que buscam aprofundar-se em finanças quantitativas, análise de risco e instrumentos financeiros. O foco do programa está nos aspectos práticos das finanças e na utilização dos métodos matemáticos e computacionais e tecnologias de ponta.

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL – PROFMAT

É um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (entre as quais se inclui o IMPA) no contexto da Universidade Aberta do Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

O ingresso no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é realizado através de exame de acesso anual, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Outros Programas

PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO – PAPMEM

Este programa visa oferecer treinamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. É realizado, sob diversas formas, desde 1990, abordando assuntos relativos às três séries do Ensino Médio. Ultimamente, este programa tem recebido apoio para sua realização da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

PROGRAMA DE VERÃO

Nos meses de janeiro e fevereiro o IMPA oferece atividades para pesquisadores e alunos de outras instituições paralelamente à sua programação usual.

São ministrados cursos, minicursos e seminários. Para este programa, é oferecido auxílio para despesas locais na forma de bolsas, com duração de dois meses, cujas solicitações podem ser feitas por meio do sistema online do IMPA (http://ensino.impa.br) até 10 de Novembro. Candidatos residentes no Rio de Janeiro não poderão se candidatar à bolsa.