Navegar

21/12/2022

Na Folha, Marcelo Viana fala sobre valor da Medalha Fields

Medalha Fields no ICM 2018 – Foto de Pablo Costa

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

A criação de um prêmio internacional em matemática era sonho de longa data do canadense John Charles Fields (1863-1932). A oportunidade surgiu ao final do Congresso Internacional de Matemáticos de 1924, que Fields organizou em Toronto, quando foi decidido usar o saldo remanescente do evento para custear duas medalhas de ouro a serem atribuídas a cada quatro anos, por ocasião dos Congressos subsequentes.

O próprio Fields deixou parte de seus bens em testamento para financiar a nova premiação e, em 1966, uma doação anônima permitiu aumentar o número de medalhas para quatro. A primeira premiação, no Congresso de 1936, em Helsinque, distinguiu o analista finlandês Lars Ahlfors e o geômetra norte-americano Jesse Douglas.

Leia mais: OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)
‘Eu me senti inspirada’, diz aluna do Meninas Olímpicas do IMPA
‘A OBMEP me fez perceber que eu tinha futuro’, diz medalhista

Fields falecera quatro anos antes, mas em respeito à sua vontade de que a medalha servisse “como estímulo a novas realizações”, foi estabelecido que apenas matemáticos de até 40 anos de idade seriam elegíveis para a premiação. Com pequenos ajustes, essa regra continua valendo até hoje. Mas outro desejo expresso de Fields, de que a premiação não tivesse o nome de ninguém, não foi respeitado: desde sempre foi conhecida como medalha Fields, em sua homenagem.

Ao longo da história, a medalha já foi atribuída a 64 pessoas, sendo 62 homens e duas mulheres. O viés de gênero começou a ser quebrado em 2014, quando a iraniana Maryam Mirzakhani foi a primeira vencedora, e essa tendência foi reiterada em 2022, com a concessão da medalha Fields à ucraniana Maryna Vyazoska.

Embora oriundos de diferentes países, quase todos os vencedores têm em comum terem realizado seus estudos no mundo desenvolvido: a exceção é o brasileiro Artur Avila, ganhador em 2014, cuja formação ocorreu integralmente no Brasil, culminando com o doutorado no Impa, instituição onde eu atuo desde 1986.

Apesar das contribuições recebidas, o financiamento da medalha Fields continua incipiente, o que acarreta que o valor monetário do prêmio seja comparativamente pequeno: 15 mil dólares canadenses, um pouco abaixo de R$ 60 mil.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: Estadão e DW Brasil vencem Prêmio IMPA de Jornalismo 2022
IMPA abre inscrição para Programa de Verão