Navegar

20/12/2022

OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou nesta terça-feira (20) a lista de premiados da sua 17ª edição, que reuniu 18,1 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas nesta edição. Confira a lista de premiados aqui.

No total, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida pela organização.

Leia mais: ‘Eu me senti inspirada’, diz aluna do Meninas Olímpicas do IMPA
‘A OBMEP me fez perceber que eu tinha futuro’, diz medalhista
Estadão e DW Brasil vencem Prêmio IMPA de Jornalismo 2022

Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes têm direito a encontros presenciais ou virtuais para aprofundar o conhecimento matemático e os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais.

Os medalhistas matriculados em cursos de graduação também podem participar da seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os selecionados têm a chance de fazer estudos avançados em matemática junto com a graduação, em qualquer área, e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq no valor de R$ 400 mensais.

Nesta edição, a OBMEP alcançou 18,1 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 54.488 escolas públicas e particulares.

Leia também: IMPA abre inscrição para Programa de Verão
Na Folha, Viana fala sobre a história da medalha Fields
‘É possível prever o futuro?’, questiona Folha a Imbuzeiro