Navegar

25/08/2022

Primeira Olimpíada Mirim - OBMEP começa terça-feira (30)

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Mais de 2,7 milhões de alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública se preparam para participar da primeira fase da Olimpíada Mirim – OBMEP, na próxima terça-feira (30). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Olimpíada Mirim convida os estudantes de quase 19 mil escolas, localizadas em mais de 3 mil municípios, a testarem os conhecimentos matemáticos. A iniciativa, que está em sua primeira edição, é uma expansão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005 pelo IMPA.

A Olimpíada Mirim é composta por duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira etapa consiste em uma prova classificatória com 15 questões de múltipla escolha. Alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de 15 questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º ano do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º ano do Ensino Fundamental).

INCTMat: inscrições para financiar eventos vão até 1/9

Esta é a primeira competição científica nacional da área voltada para alunos tão jovens. Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP – Nível A, voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender as crianças do 2º e do 3º ano.

O coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, explica que o objetivo da olimpíada é transformar a relação das crianças com a disciplina. “O principal gargalo do ensino da matemática se encontra nos anos iniciais. A Olimpíada Mirim procura mostrar às crianças que a matemática pode ser divertida. Não se trata de uma competição, mas de uma recreação em torno da matemática!”, comentou Landim.

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia também: IMPA 70 anos: série ‘Histórias do IMPA’ homenageia funcionários
Ricardo Freire realiza sonho de infância e defende tese no IMPA