Navegar

28/07/2022

IMPA plantou 5.529 mudas nativas da Mata Atlântica 

A aluna de doutorado Erika Paola Bernal plantou uma muda de abiu

O terreno onde o IMPA está construindo seu novo campus sustentável, no Jardim Botânico, agora conta com mais 5.529 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Nesta quinta-feira (28), um grupo de pesquisadores, funcionários e alunos do instituto participou de uma ação de plantio que marcou o encerramento da medida compensatória pela construção do empreendimento.

Com o plantio de espécies, como jequitibá, ipê-dourado, embaúba e pau-Brasil, o IMPA contribui para a substituição das espécies exóticas pelas nativas, além de proporcionar o enriquecimento florestal da região. “A área da Floresta da Tijuca foi dominada por jaqueiras, que não são uma espécie brasileira e causam problemas para a diversidade do local. É uma praga, já que as sementes germinam rapidamente, tomando espaço das árvores nativas”, comentou o doutor em Botânica Izar Aximoff, da AgroRio.

Leia mais: IMPA abre seleção para cargo de Analista Administrativo
Victor Perez defende tese em economia matemática
Em coluna na Folha, Viana explica mistério das sete pontes

O grupo de funcionários, alunos e pesquisadores do IMPA escutou atentamente a explicação do biólogo sobre a importância do manejo florestal. Acompanhados de especialistas, seguiram o passo a passo do plantio. Encarregado de plantar um jequitibá, o aluno de mestrado Nelson Weirich afirma que adorou ter participado. “É uma iniciativa muito boa para o meio ambiente! Estou feliz de ter deixado essa marca para o futuro do IMPA”, comentou. Mesmo sentimento compartilhado pelo pesquisador Carlos Gustavo Moreira, o Gugu. “Foi uma experiência muito boa! É a primeira vez que planto uma árvore e sempre tive vontade de fazer isso”. 

Empolgados com a oportunidade, o pesquisador do instituto André Nachbin e sua família se divertiram durante o plantio. “Foi um prazer muito grande estar nesse lugar tão especial plantando uma árvore! O campus vai contribuir para a inclusão social de alunos de todo o Brasil e de outros países, que poderão usufruir deste espaço para fazer matemática de alto nível”, disse Nachbin. A produtora Roberta Silveira Visconde, mulher do pesquisador, destacou que a nova estrutura é fundamental para expandir as atividades do instituto. “O campus vai proporcionar o futuro da ciência do nosso país, que é o que mais precisamos”.

André Nachbin e sua família participaram do plantio

O pesquisador do IMPA Jorge Vitório Pereira também participou da ação acompanhado do filho Jorge Pastore e de sua esposa, a matemática Dayse Pastore, que é ex-aluna do IMPA. “Foi incrível estar aqui com a minha família! Este novo prédio vai ser essencial para as futuras gerações de matemáticos do nosso país”, disse Dayse. O pesquisador, por sua vez, disse que adorou a experiência do plantio. “É uma ação importante do instituto, que está contribuindo com a substituição da flora invasora pela nativa”, afirmou Jorge Vitório Pereira.

Já o pesquisador Felipe Linares, que plantou uma muda de pau-Brasil, destacou as soluções sustentáveis presentes no projeto arquitetônico, que recebeu o Prêmio Reconhecimento 2017 da Fundação Lafarge Holcim, da Suíça. “É muito importante fazer o replantio da floresta e mostrar que o IMPA está fazendo um projeto sustentável. Queremos incentivar e manter a nossa floresta”.

Pesquisador do IMPA Felipe Linares plantou muda de pau-brasil

O IMPA iniciou em maio o cumprimento da medida compensatória pela construção do novo campus. Em 3 meses, o instituto plantou mais de 5.500 mudas de Mata Atlântica contribuindo para o enriquecimento florestal e para o aumento da diversidade da fauna e da flora. 

Veja o vídeo da ação de plantio no Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5)

Leia também: Prolímpico chega à sua quinta edição em agosto
Centro Pi desenvolve projeto de IA em parceria com a Globo