Navegar

19/08/2022

70 anos: série ‘Histórias do IMPA’ homenageia funcionários

Para a formação de um instituto renomado como o IMPA são necessários muitos fatores. A excelência do corpo de pesquisadores, a qualidade das aulas e da pesquisa desenvolvida, a infraestrutura de salas e laboratórios, tudo isso colabora para construir uma instituição respeitada no mundo todo como uma das melhores em formação, pesquisa e desenvolvimento de matemática.

Mas, por trás de tudo isso, um time de funcionários trabalha com empenho para manter toda essa engrenagem em movimento. São pessoas que se dedicam aos mais variados serviços – como administração, recursos humanos, segurança e limpeza – para manter o campus funcionando todos os dias. Nas comemorações pelos 70 anos do IMPA, não poderíamos deixar de homenagear esses trabalhadores, que fazem parte do passado, do presente e do futuro do instituto. 

Leia mais: Ministro da Educação, Victor Godoy visita a sede do IMPA
IMPA faz doação ao Programa Computadores para Inclusão
Ricardo Freire defende tese em equações diferenciais parciais

Por isso, estreia nesta sexta-feira (19) no Youtube e nas redes sociais a série “Histórias do IMPA”. Nove funcionários e ex-funcionários que fizeram parte da trajetória da instituição foram convidados a narrar suas lembranças, revelar curiosidades e falar sobre a relação com o IMPA. O resultado são relatos cheios de emoção e momentos divertidos que ajudam a contar esses 70 anos de história.

Até outubro, quando o aniversário do IMPA será celebrado, será possível acompanhar os depoimentos da Adriana Mattos, secretária executiva da Diretoria, do Alexandre Oliveira, da Coordenação de Recursos Humanos, da Ana Paula Rodrigues, da Coordenação de Eventos e Atividades Científicas, da Carolina Celano, da Biblioteca, do Dion Visgueiro, da Divisão de Multimídia, do Miguel Antônio, da Xerox, do Ronaldo Silva, da Coordenação de Infraestrutura Operacional, e do aposentado José Paulo Santos, conhecido como Paulinho, que foi funcionário do RH.

O primeiro vídeo publicado é o da Suely Lima, da Coordenação de Eventos e Atividades Científicos. Ela falou sobre o trabalho na antiga sede do IMPA e sobre a mudança para o atual campus. Suely relembrou ainda as oportunidades de conhecer matemáticos e participar de eventos fora do país como secretária-executiva. 

O segundo vídeo da série é sobre Ronaldo Silva, da Coordenação de Infraestrutura Operacional. Há 37 anos na instituição, Ronaldo destaca que ainda sente a mesma motivação para trabalhar do início. No vídeo, também relembra um momento marcante de sua trajetória: a despedida do então diretor Jacob Palis.

O terceiro vídeo mostra a bibliotecária Carolina Celano, que trabalha há 44 anos no instituto. Ela conta um pouco sobre sua história no IMPA e a felicidade de contribuir para o desenvolvimento de suas atividades. Com cerca de 135 mil volumes e reproduções de quadros de Cândido Portinari, a  biblioteca da instituição tem fama internacional.

O quarto episódio da série é um depoimento de Miguel Antônio, que trabalha desde 1985 no IMPA e, hoje em dia, atua na xerox do instituto. Ele conta como começou na casa e de sua dedicação ao local.

O quinto vídeo da série é sobre Adriana Mattos, que relembra sua trajetória de mais de 21 anos trabalhando no IMPA, onde atua na diretoria do instituto.

 

Leia também: Na Folha: ‘paradoxo de Polanyi’ impede a inteligência artificial?
Matemática ajudou abelhas e peixes a sobreviver