Navegar

17/10/2022

‘Objetivo é saudar o futuro’, diz Viana sobre IMPA 70 anos

Na Conferência IMPA 70 Anos, o diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, homenageou a história, os avanços conquistados e os grandes nomes de matemáticos que construíram o prestígio da instituição como centro de excelência em pesquisa e polo de disseminação de conhecimento, mas enfatizou que os olhos estão voltados para o futuro e os próximos passos. “O objetivo dessa festa é bem mais saudar os objetivos do futuro do que o passado. Trabalhar e estudar no IMPA nunca foi tão interessante e não tenho dúvida de que o melhor ainda está por vir”, afirmou o diretor-geral. 

A abertura da Conferência IMPA 70 anos, que comemora as sete décadas do instituto, contou com a presença de pesquisadores, alunos do instituto, matemáticos visitantes e autoridades, nesta segunda-feira (17), às 9h. A programação da conferência, que vai até sexta-feira, inclui 17 palestras, com grandes nomes da matemática mundial, inclusive três ganhadores de medalhas Fields (Artur Avila, o francês Hugo Dominil-Copin e o russo Stanislav Smirnov), até sexta-feira (21). 

Leia mais: Prêmio IMPA de Jornalismo recebe 105 inscrições
‘Conferência IMPA 70 anos’ reúne três medalhistas Fields
Viana explica teorema de Bayes em sua coluna na Folha

Na mesa de abertura, estiveram presentes o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sergio Freitas de Almeida; o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Luiz Rabelo; o presidente da Finep, Waldemar Barroso Magno; o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Paolo Piccione; o presidente da Faperj, Jerson Lima, além de Marcelo Viana e do diretor-adjunto do IMPA, Cláudio Landim.

O secretário-executivo do MCTI frisou a importância das atividades de pesquisa do instituto e no cenário brasileiro, além de citar a construção do novo campus. “O IMPA está completando 70 anos, mas tem uma boa estrada pela frente, principalmente com a nova estrutura que será criada aqui ao lado [novo campus]. A gente torce pelo IMPA e por vocês que trabalham aqui. Saibam que o MCTI apoia todas as iniciativas realizadas pelo IMPA porque considera que são fundamentais para o Brasil inteiro”, disse Almeida.

Também compareceram ao evento a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia, Iêda Caminha; o diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Fernando Cosme Rizzo Assunção; o diretor-substituto do Observatório Nacional, Fernando Virgilio Roig; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Marcelo Bortolini; o coordenador do Centro de Capacitação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Luiz Rust; o coordenador da Física Teórica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Nami Fux Svaiter, e Antônio André Novotny, do Laboratório Nacional de Computação Científica.

Ulrike Tillmann apresentou primeira palestra da conferência

Ulrike Tillmann falou sobre topologia algébrica

Após a abertura, Ulrike Tillmann, pesquisadora da Universidade de Oxford e diretora do Instituto Isaac Newton, no Reino Unido, apresentou a primeira palestra do evento. O tema foi a topologia algébrica, área de especialidade da matemática alemã. Intitulada “Um renascimento para a topologia algébrica de variedades”, a discussão abordou os avanços recentes na compreensão das variedades, objeto de estudo da matemática, a partir de novos trabalhos que respondem questões deixadas em aberto por quase meio século.

“É incrível estar aqui. Eu vim ao Brasil durante o ICM [Congresso Internacional de Matemáticos], em 2018, mas não pude conhecer o IMPA. É ótimo estar neste local, que é um espaço fantástico para se fazer matemática. Eu me sinto honrada em fazer parte desta celebração! Desejo o melhor para o instituto e espero que, no futuro, toda comunidade matemática brasileira possa tirar proveito do IMPA”, comentou a pesquisadora.

Leia também: IMPA tem primeira defesa de tese no metaverso do Brasil
IMPA reformula programa de mestrado