Navegar

14/12/2022

IMPA abre inscrição para Programa de Verão

Entre janeiro e fevereiro, muitos apaixonados pela matemática trocam as praias do Rio de Janeiro pelas salas de aula e debates acalorados no salão de café do IMPA. A partir de hoje, o instituto abriu inscrições para as disciplinas do Programa de Verão, que podem ser realizadas através do sistema institucional do IMPA. As aulas serão presenciais e começam em 2 de janeiro. As aulas também serão disponibilizadas pelo YouTube do IMPA.

As atividades do Programa de Verão são completamente gratuitas e acontecem paralelamente à programação usual do instituto. Assim como nos outros anos, esta edição do verão do IMPA se estende a alunos e pesquisadores de outras instituições. Dividido em disciplinas de iniciação científica, mestrado, doutorado e seminários, o programa vai até 3 de março. 

Leia mais: Na Folha, Viana fala sobre a história da medalha Fields
‘É possível prever o futuro?’, questiona Folha a Imbuzeiro
INCTMat divulga apoio de até R$ 20 mil para eventos científicos

O pesquisador Carlos Gustavo Moreira, conhecido como “Gugu”, ministra o curso de Análise na Reta, um dos mais procurados a nível introdutório. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, apresenta o seminário “Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica”. Claudio Landim, diretor-adjunto do instituto, está à frente da aula “Introdução à Mecânica Estatística”, para alunos de mestrado. 

Ao todo, serão oferecidas três matérias para iniciação científica, nove para mestrado, sete para doutorado e dez seminários. A lista de disciplinas está disponível no site, assim como os horários das atividades.

Os estudantes de fora do Rio de Janeiro puderam participar do processo de candidatura à bolsa de auxílio para o programa, até 10 de novembro. Os selecionados serão contatados pela Comissão de Ensino do IMPA por e-mail. Já os residentes do Rio de Janeiro e outros candidatos que não participaram da seleção para o auxílio podem se inscrever diretamente nas disciplinas. As inscrições vão até 16 de janeiro.

Leia também: Vagas Olímpicas Unicamp: 25% dos matriculados são da OBMEP
Por que não existe prêmio Nobel da matemática?