Navegar

13/12/2022

‘É possível prever o futuro?’, questiona Folha a Imbuzeiro

Oráculos, matemática e meteorologia foram assuntos de uma matéria na Folha de S. Paulo, na última sexta-feira (9), que ouviu o pesquisador do IMPA Roberto Imbuzeiro. A reportagem questiona a capacidade de prever o futuro a partir da probabilidade, área de especialização de Imbuzeiro, da meteorologia e de jogos como o tarô e búzios.

A matéria conta a história de Miguel, 12 anos, que participou de um “bolão da Copa” com os amigos da escola em São Bernardo do Campo. Para concorrer ao prêmio da brincadeira – um combo de R$ 2 e um refrigerante Dolly – Miguel apostou no Brasil como grande vencedor do mundial.

Leia mais: INCTMat divulga apoio de até R$ 20 mil para eventos científicos
Copa Catar 2022: da logo do mundial ao VAR
Vagas Olímpicas Unicamp: 25% dos matriculados são da OBMEP

À equipe de reportagem, Imbuzeiro argumentou que, infelizmente, não é possível adivinhar o campeão tão facilmente. “Nem a matemática, nem nenhuma obra humana consegue [fazer isso]”, explicou o pesquisador.

Mas, de acordo com o matemático, é possível tentar. “Com a matemática, a gente consegue encontrar padrões e dizer o que vai acontecer caso as coisas continuem como elas são”, explicou à Folha. 

Imbuzeiro afirmou, ainda, que quando as pessoas apostam nos “bolões da Copa”, os palpites geralmente são baseados na performance histórica dos times, incluindo o desempenho da equipe durante as defesas e ataques, além da participação ou não dos jogadores nas partidas. 

“A gente não dá certeza, mas dá uma probabilidade. O acaso, apesar de parecer uma coisa caótica, tem uma estrutura por trás”, completou. 

A matéria abordou outros aspectos da previsão, como a meteorologia e os jogos de tarô e búzios. Acesse a reportagem completa neste link.

Leia também: Por que não existe prêmio Nobel da matemática?
Do petróleo à rede neural: bolsistas apresentam seminário