Navegar

08/12/2022

Vagas Olímpicas Unicamp: 25% dos matriculados são da OBMEP

 

De 209 estudantes que já garantiram uma vaga em cursos de graduação da Unicamp através do programa “Vagas Olímpicas”, 53 são medalhistas da OBMEP – o que representa 25% do total de alunos aprovados na modalidade. O programa funciona de forma alternativa ao tradicional vestibular e permite que alunos premiados em diferentes olimpíadas do conhecimento possam concorrer a diferentes vagas de graduação. 

A universidade já abriu as inscrições para o concurso de 2023. Serão oferecidas 122 vagas em 33 cursos e serão aceitas medalhas de mais de 10 olimpíadas. Confira o edital aqui. 

Uma das primeiras medalhistas da OBMEP a ingressar no programa, lançado em 2018, foi a universitária Natainá Novaes Silva Barbosa. Ela deve concluir no final deste ano o curso de Estatística. 

Leia mais: Por que não existe prêmio Nobel da matemática?
Do petróleo à rede neural: bolsistas apresentam seminário
IMPA participa de seminário sobre tecnologia tridimensional

Ex-aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em São João da Boa Vista, Natainá conta que começou a participar das provas da OBMEP a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, ela conquistou uma menção honrosa, duas medalhas de bronze, uma de prata e por último a de ouro, que foi usada para ingressar na graduação. “Primeiro, ganhei a medalha de bronze. Depois, eu já sabia como era a prova e comecei a estudar outros conteúdos como probabilidade e função, por exemplo, e passei a fazer as provas das edições anteriores e me orgulho muito porque acabei fazendo todas as provas. Foi o único momento que me dediquei 100% aos estudos”, conta.

A medalha de ouro de Natainá foi conquistada no último ano escolar – “no quarto ano”. No Instituto Federal onde a jovem estudava, a grade curricular conta com um ano a mais de estudos devido ao acréscimo de disciplinas de nível técnico. 

Segundo a estudante, a medalha da OBMEP possibilitou também que ela conseguisse uma bolsa de estudos para se manter em Campinas. Na universidade, ela foi beneficiada com a BAS (Bolsa Auxílio Social) e passou a integrar um programa da universidade voltado para a preparação de estudantes para as provas da OBMEP. 

Atualmente, a jovem não integra mais o projeto. Ela abriu mão da bolsa para poder estagiar na área de Engenharia de Dados. 

Aprovado com medalha de prata

Quem também ingressou na Unicamp pelo “Vagas Olímpicas” foi o atual aluno do segundo período de Engenharia de Controle e Automação, Nathan Titonelli Leonardo, de 18 anos. Ele conquistou uma das vagas disponíveis no programa com uma medalha de prata da OBMEP. Nascido no Espírito Santo, o estudante se mantém em Campinas com uma bolsa de estudos da Unicamp e atua como monitor do POTI (Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo), da OBMEP. 

“A OBMEP me trouxe para Unicamp e me sustenta aqui. Sou monitor do POTI. Acho bem apaixonante dar aula para crianças que desejam seguir o mesmo caminho que o meu. É um trabalho bem legal: ajudar os alunos com as dificuldades que eu tinha”, disse o universitário. 


Nathan participa também da mentoria da Embraer e é diretor de elétrica e eletrônica da FSAE-Unicamp, uma equipe de fórmula brasileira, responsável por todo projeto e manufatura dos protótipos que se assemelham aos carros de  fórmula 1. 

Ex-aluno de escola pública, Nathan lembra que no Ensino Fundamental não tinha muitas informações sobre a OBMEP. Foi no Ensino Médio, no Instituto Federal do Espírito Santo (unidade Serra) que ele passou a se dedicar à diversas olimpíadas do conhecimento. O universitário conquistou ao todo 15 premiações. 

“Comecei fazendo OBMEP no sexto ano, mas a minha escola pública não dava atenção para a olimpíada, lembro de passar e não ir para a segunda fase, pois era no sábado. Foi no Ensino Médio, quando entrei no Instituto Federal [do Espírito Santo], que conquistei a menção honrosa. Naquele ano minha escola conseguiu a  maior nota na categoria, ganhou troféu, e a partir disso começou minha história com a OBMEP. Depois passei a fazer todas olimpíadas que apareciam. Hoje, tenho 15 medalhas entre OBMEP, olimpíada de astronomia, robótica e outras.”

Multimedalhista na Unicamp

João Vitor Vieira de Castro, de 19 anos, um dos multimedalhistas da OBMEP, também foi aprovado na edição do “Vagas Olímpicas 2021”. Hoje, ele cursa licenciatura em Matemática e afirma que foi influenciado pela OBMEP a optar pela ciência na graduação. Apesar de ter conquistado seis medalhas de ouro, ele diz convicto que a primeira menção honrosa, alcançada no sexto ano do Ensino Fundamental, foi a premiação que mais o incentivou. Ele lembra com carinho de uma professora que o apoiou nos estudos.

“Tive uma professora do 7º ano, a Angelita, que me dava material para estudo, banco de questões, e assim consegui a primeira medalha. Além disso, participei de todos os PICs (Programa de Iniciação Científica Jr.), exceto o último para dar oportunidade para outras pessoas, pois as vagas que sobram vão para aqueles que conquistaram menção honrosa e é uma experiência maravilhosa”, conta o estudante. 

 

Vagas Olímpicas

A Unicamp já abriu as inscrições para o processo seletivo “Vagas Olímpicas 2023”. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico na página da Comvest até o dia 16 de janeiro de 2023. Podem se inscrever na modalidade, estudantes premiados nos anos de 2021 e 2022. Cada candidato poderá escolher até dois cursos de graduação. Ao todo, a Unicamp disponibilizará 122 vagas.

Leia também: ‘Ouvia histórias lendárias sobre o IMPA’, diz Adam Epstein
Com robô da adição, Meninas Olímpicas vencem Hackathon