Navegar

09/01/2018

Matemáticos de alto nível do IMPA ministram Curso de Verão

Desde o primeiro dia útil de 2018, o IMPA recebe em sua sede na Zona sul do Rio estudantes de todas as partes do Brasil e do mundo para o tradicional Curso de Verão, que acontecerá até 2 de março.

No período, os 404 alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado já inscritos terão aulas com professores de alto nível do IMPA, além de pesquisadores visitantes. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas até 19 de janeiro. 

Leia também: Folha: ‘Nem 4% de nossos jovens dominam a matemática’
O Globo: Menina medalhista da OBMEP participa do PIC Jr.
Steve Smale: matemático sem medo de política na Guerra Fria

O Curso de Verão oferece cinco disciplinas de Iniciação Científica (Análise na Reta, Computação Gráfica 2D, Introdução à Álgebra Linear, Introdução à Economia Matemática e Introdução à Teoria de Vibrações e Ondas). Um dos mais tradicionais, o curso de Análise na Reta é o recordista de inscritos, com 171 alunos. Em 2018, o pesquisador Paulo Sad, do IMPA, volta a atuar como ministrante.

Os alunos de mestrado contam com um cardápio de sete disciplinas: Cadeia de Markov, Grupo Fundamental e Espaços de Recobrimento, Introdução à Combinatória, Introdução à Mecânica Estatística, Introdução à Teoria dos Números, Teoria dos Jogos não Cooperativos e Tópicos de Formas Modulares e Curvas Elípticas. Todas as matérias são ministradas pelos pesquisadores do IMPA.

Os inscritos no doutorado têm dez disciplinas à disposição, entre elas Análise Funcional, Curvas Algébricas, Tópicos de Sistemas Dinâmicos, Introdução às Equações Dispersivas e Tópicos de Economia Matemática.

Além das disciplinas regulares, os estudantes podem participar de 11 seminários sobre temas diversos _Álgebra, Computação Gráfica, Equações Diferenciais Parciais, Física Matemática, Folheações Holomorfas, Geometria Diferencial, Matemática Aplicada e Computacional, Métodos Matemáticos em Finanças, Probabilidade e Combinatória, Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica_ e de oito minicursos.

Os minicursos, em sua maioria, são ministrados por pesquisadores visitantes, originários dos principais centros da Matemática mundial, o que proporciona aos estudantes inscritos uma valiosa troca de conhecimentos com matemáticos de renome.

Confira a programação completa do Curso de Verão 2018 aqui.

Leia também: Livro traz besteiras matemáticas quase universais
MEC e MCTIC complementam orçamento do IMPA
OBM 2017 divulga vencedores e anuncia testes para o time Brasil