Navegar

25 de dezembro de 2017, 10:14h

OBM 2017 divulga vencedores e anuncia testes para o time Brasil

Os vencedores da 39ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) serão conhecidos nesta sexta-feira (22). A lista está no site (www.obm.org.br). Ao todo, 283 estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil inteiro foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas.

Criada há 38 anos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBM teve, este ano, a participação de 1.223 alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário, dos quais 858 oriundos da OBMEP, após a integração entre as competições, anunciada pela organização em 2016.

Leia também: Pesquisador do IMPA ganha bolsa do Serrapilheira

OBMEP inspira e capacita professores

Aplicativo do Biênio alia informação e entretenimento

Na edição deste ano, 233 alunos de escolas públicas e de colégios privados foram premiados nos Ensinos Fundamental e Médio.

A OBM também premia estudantes universitários. Nesta edição, 50 alunos de universidades públicas e privadas receberam medalhas e menções honrosas.

Como já é tradicional na história das olimpíadas nacionais de Matemática, os vencedores serão convidados a participar dos testes para integrar a equipe brasileira em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), a Olimpíada Ibero-americana e a Olimpíada do Cone Sul, entre outras.

Semana olímpica

A 21ª Semana Olímpica acontecerá entre 22 e 28 de janeiro. No período, os premiados com medalhas na OBM estarão reunidos em Maceió (AL) para treinamento intensivo — aulas, sessões de estudo e provas — com professores de diversos Estados.

Além das aulas, haverá a cerimônia de premiação e os primeiros testes para a formação das seleções brasileiras para a disputa de olimpíadas internacionais.

Em 24 de janeiro, as alunas farão a prova que determinará a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), que será realizada em Florença (Itália) de 9 a 15 de abril de 2018. No mesmo dia, meninos e meninas farão o primeiro teste de seleção para a equipe que representará o Brasil na Olimpíada do Cone Sul e da Comunidade das Línguas Portuguesas (CPLP).

Leia também: Bolsas de estudo em memória de Maryam Mirzakhani

Em visita ao IMPA, grupo pede provas da OBMEP em Libras

IMPA recebe Itaú Social em avaliação do OBMEP na Escola