Navegar

27/09/2021

Pesquisador do IMPA, Hubert Lacoin fará palestra no ICM 2022

A quase um ano da realização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2022, a animação para que a magia dos números tome as ruas de São Petersburgo (Rússia), onde o evento será realizado, já é enorme. E o IMPA estará bem representado no principal evento mundial da matemática. O pesquisador do instituto Hubert Lacoin foi anunciado como um dos palestrantes da seção “Probabilidade” do congresso, que acontece entre 6 e 14 de julho do próximo ano. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e vencedor do Prêmio Annales do Instituto Henri Poincaré em 2012, Lacoin estuda as conexões entre teoria da probabilidade e mecânica estatística.

“Fiquei honrado pela escolha do comitê e grato a Sociedade Brasileira de Matemática por ter proposto o meu nome. Ser chamado para essa conferência é um reconhecimento importante. O sentimento foi parecido com aquele de receber  uma boa nota em uma prova importante quando aluno. E me fez lembrar que eu tenho sorte de trabalhar em uma instituição que providencia ótimas condições para desenvolver pesquisa”, celebrou o matemático.

Leia mais: Lélio Gama deixou sua marca na história e no mapa carioca
Tese “Deformações Métricas” vence Prêmio Gutierrez
“O Matemático” e a invenção da bomba de hidrogênio

Lacoin já havia participado da edição de 2018 do ICM, presidida e organizada pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, no Rio de Janeiro, e ficou impressionado com o tamanho do evento. “É muito maior que as conferências usuais de matemáticos que reúnem entre 30 e 50 pessoas. E tem discursos de políticos, presença de imprensa, algo que é um pouco fora do nosso dia a dia. Além de ser um evento para matemáticos se encontrarem, serve também para promover a disciplina pelo público externo”, lembra.

Em sua palestra, ele vai abordar os tempos de mistura para sistemas unidimensionais, tema no qual tem se debruçado bastante nos últimos anos. “O propósito dessa pesquisa é entender quanto tempo o sistema físico precisa para atingir o equilíbrio saindo de uma configuração atípica”, explica o pesquisador, que tem realizado estudos sobre o tema em colaboração com colegas de outras universidades.

A expectativa para o evento está alta, conta Lacoin. “Espero que a situação sanitária permita que seja presencial, pois é o melhor jeito para aproveitar as palestras. Espero também conseguir expor claramente meus trabalhos.” O pesquisador também está entusiasmado para voltar à cidade de São Petersburgo. “Fiz uma viagem há 15 anos, com planos de visitar em particular o Museu do Hermitage, o maior museu de arte do mundo. Achei uma cidade deslumbrante, mas na hora de visitar o museu, no último dia da viagem, descobrimos que estava fechado por causa de um feriado. Não deu para voltar desde então, mas espero poder visitar desta vez antes ou depois da conferência”, conta.

A seção “Probabilidade” também contará com palestra de Patrícia Gonçalves, pesquisadora da Universidade de Lisboa que foi doutora pelo IMPA. No site do evento, é possível encontrar ainda a lista de palestras plenárias, palestras especiais e palestrantes convidados da próxima edição.

Outro destaque da programação é o segundo Encontro Mundial de Mulheres na Matemática (WM)², que reunirá matemáticas de todo o mundo na véspera da abertura oficial do ICM 2022, em 5 de julho. Organizado pelo Comitê para Mulheres na Matemática da União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), o evento terá palestras expositivas de matemáticas ilustres, sessão de pôsteres, painéis de discussão sobre a lacuna de gênero na matemática e o lançamento da exposição visual “МАТЕМАТИКА, Através de uma Terra da Matemática”, que destaca mulheres matemáticas de toda a Rússia. 

As inscrições para o (WM) ² ainda não foram abertas, mas já é possível sinalizar interesse em participar do encontro ao fazer o pré-registro no site do ICM, ou ao solicitar alguma das modalidades de bolsa, em sua conta pessoal do evento. Informações sobre a programação estão disponíveis no (WM) ².

Realizado no Rio de Janeiro, em 2018, a última edição do ICM reuniu mais de 3 mil participantes de 114 países, e logo na abertura aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha Fields, a mais importante distinção da área, para os matemáticos: Caucher Birkar, Alessio Figalli, Peter Scholze e Ashkay Venkatesh. Participantes dos cinco continentes vivenciaram no centro de convenções Riocentro uma imersão matemática que durou nove dias. A maratona científica contou com 21 apresentações plenárias, 910 palestras, 435 short communications e 475 pôsteres. A ocasião também foi palco da entrega de medalhas de ouro aos 570 jovens ganhadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Leia também: Livro premiado sobre Álgebra Geométrica é tema de palestra
Na Folha: Porta dos Fundos, Descartes e o x da questão