Navegar

04/12/2020

Hubert Lacoin é eleito membro afiliado da ABC

O pesquisador do IMPA Hubert Lacoin foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e tomará posse em 1º de janeiro de 2021. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (3), após uma Assembleia Geral Ordinária. Lacoin cumprirá um mandato de cinco anos, não renovável. Radicado no Brasil desde 2014, o pesquisador francês é especialista em teoria da probabilidade, com enfoque em problemas físicos, como o tempo de mistura. Entre os pesquisadores, o IMPA tem dois membros afiliados e 21 membros titulares da ABC, sendo que dois já faleceram.

“Fico muito honrado de ter sido indicado e eleito pelo cargo. Desde que me mudei para o Brasil fui super bem acolhido e integrado pela comunidade matemática brasileira e essa nomeação fica na continuação do bom tratamento que recebi dela. Sou muito grato por isso”, comentou Lacoin.

Leia mais: Devido à pandemia, Curso de Verão do IMPA será on-line
Civilização maia foi a mais notável das Américas, diz Viana
Entre a escrita e a engenharia, Hugo ficou com a matemática

O pesquisador explica que as atribuições do cargo estão relacionadas com a principal missão da ABC de “representar a comunidade científica brasileira e promover sua mobilização”. Ele acrescenta que a nomeação como membro afiliado vai acentuar sua responsabilidade como membro dessa comunidade, oferecendo novas oportunidades para cumprí-las, como em organizações de evento ou divulgações e reuniões com outros pesquisadores.

“Hubert é um pesquisador da área de probabilidade reconhecido internacionalmente, com resultados importantes em mecânica estatística. Muito ativo, ele tem contribuído para fortalecer a área no país”, afirmou Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e membro titular da ABC.

Criada em 2007, a categoria de membros afiliados da ABC tem como objetivo identificar e estimular jovens com grande potencial para a ciência. Ela inclui na organização pesquisadores promissores de até 40 anos de todas as regiões do Brasil, indicados e eleitos por membros titulares das respectivas regiões. São eleitos cinco jovens cientistas por região e por ano. 

A cerimônia de premiação dos novos membros afiliados costuma ser realizada durante simpósios científicos em cada região, para que os eleitos apresentem suas pesquisas. Por causa da pandemia, os eventos foram suspensos e a diretoria da ABC está avaliando a situação para 2021.

Leia também: Secretário-executivo do MCTI visita IMPA nesta terça-feira (1)
PROFMAT está com inscrições abertas até 18 de dezembro