Navegar

24/10/2022

Projetos do Centro Pi viram tese de doutorado

Ex-aluno de escola pública e primeiro integrante da família a concluir o Ensino Superior, Thiago Rodrigo Ramos defende, nesta segunda-feira (24), a tese de doutorado “Métodos de boosting e concentração de medida em aprendizado de máquinas”, às 13h, na sala 232, no IMPA. O trabalho aborda as técnicas matemáticas usadas em três grandes projetos do Centro Pi em parceria com as empresas: Stone, Dasa e Grupo Globo. 

“Três capítulos da minha tese vieram desses projetos. Um foi elaborado para análise de crédito, outro sobre a construção de intervalo de confiança e agora um para a Globo. Usamos estatística para resolver problemas juntamente com a matemática aplicada. Esses três projetos têm em comum o que chamamos de teoria de concentração de medida”, explicou o doutorando que tem como orientador o pesquisador do IMPA, Roberto Imbuzeiro.

Apesar de integrar o Centro Pi há três anos, Ramos explica que chegou ao IMPA com bacharelado e mestrado na área de matemática pura, precisamente em Sistemas Dinâmicos. No entanto, o gosto por programação e computação falou mais alto e contribuiu para a mudança de área.

Leia mais: ‘IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila
Medalhista Fields, Smirnov abordou percolação no IMPA 70
‘Extremamente feliz em estar na celebração’, diz Duminil-Copin

“Senti que faltava alguma coisa até que conheci estatística com o Roberto [Imbuzeiro] e depois com o Paulo [Orenstein] que foi o coração do Centro Pi. Dei muita sorte de poder integrar esses projetos desde o início.”

Escolheu matemática aos 10 anos

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Araras, Thiago contou que decidiu fazer da matemática uma profissão ainda na 5ª série do Ensino Fundamental. Até hoje, ele se recorda do nome do professor que inspirou a decisão: Célio Pacheco, primeira referência de profissão que teve. 

Filho de motorista e de uma dona de casa, o doutorando foi o primeiro integrante da família a ingressar em uma faculdade. Ele falou sobre a importância do apoio dos pais.

“Minha mãe parou de estudar na 8ª série e meu pai na 4ª. Ele só concluiu o Ensino Fundamental depois de adulto. Eles pararam os estudos para trabalhar e abriram mão de muita coisa para que eu chegasse aqui.”

Formado em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos, o doutorando do IMPA pretende emendar um pós-doutorado na instituição e dar prosseguimento aos projetos desenvolvidos no Centro Pi.  

Fora do IMPA, Thiago se dedica ao violão, às aulas de bateria, aprecia o cinema e ainda tenta se acostumar ao “caos” de uma cidade como o Rio de Janeiro. 

Leia também: Um aniversário com sabor de OBMEP
Embaralhar cartas também é matemática, mostrou Diaconis