Navegar

20/10/2022

Um aniversário com sabor de OBMEP

O aniversário da adolescente paraibana Miriam Adrielly Silva de Brito teve sabor de matemática: em vez de uma festa, ela pediu aos pais para ser inscrita em um curso para estudar para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e um notebook – para ajudar neste objetivo. 

No dia em que completou 15 anos, 21 de setembro, ela ganhou uma comemoração surpresa, para cerca de 15 familiares. Já adivinhou o tema? Sim, a OBMEP, com direito a bolo personalizado e tudo!

Leia mais: Embaralhar cartas também é matemática, mostrou Diaconis
‘Objetivo é saudar o futuro’, diz Viana sobre IMPA 70 anos
Prêmio IMPA de Jornalismo recebe 105 inscrições

“Troquei minha festa de aniversário de15 anos por um curso de estudos online para a OBMEP. Está valendo muito a pena! Não me arrependo. Para a comemoração-surpresa, meus pais foram escolher o tema e disseram que não conseguiram pensar em outra coisa: fizeram o bolinho da OBMEP”, explicou. 

Moradora de Conceição, no interior da Paraíba, Adrielly recebeu menção honrosa na 16ª OBMEP, o que despertou seu interesse pela matemática. “Passei para a segunda fase e não sabia do que se tratava. Hoje enxergo que sai quase do zero”, afirmou.  

Agora, ela quer ir além. Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Raimunda Leite Sobrinha, Adrielly passou novamente para a segunda fase da OBMEP, realizada em 8 de outubro.

“Neste ano, comecei de forma completamente diferente. Estudei tudo, fiz todas as provas antigas, zerei o banco de questões”, disse a adolescente, que é filha de pai motorista e mãe crocheteira.

Mais de 900 mil alunos  fizeram a segunda etapa da prova e concorrem às premiações da maior olimpíada científica do Brasil. A primeira fase, realizada em 7 de junho, contou com a participação de 18,1 milhões de alunos – de escolas públicas e particulares-  de todas as regiões do país. 

A 17ª edição da OBMEP alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. Todos os medalhistas são convidados a participar do PIC Jr (Programa de Iniciação Científica Jr.).

“A OBMEP realmente muda vidas, não só premiações, mas todas as oportunidades. Ela traz a matemática de forma diferente, para mim se tornou algo quase cotidiano! Quando você começa a estudar, percebe que tudo faz sentido”, disse Adrielly. 

A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro deste ano, sendo distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.775 medalhas de prata e 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas.

Leia também: IMPA reformula programa de mestrado
Viana explica teorema de Bayes em sua coluna na Folha