Navegar

21/10/2022

‘IMPA prospera e é cada vez mais importante’, diz Avila

Desenhos complexos e cheios de significado para quem explora a área de sistemas dinâmicos a fundo florearam o quadro durante a palestra de Artur Avila, nesta sexta-feira (21). Encerrando a “Conferência IMPA 70 anos”, o pesquisador extraordinário e ganhador da medalha Fields em 2014, apresentou uma descoberta de Henri Poincaré, do final do século XIX. Avila teve a trajetória marcada pelo IMPA e, por sua vez, foi um dos responsáveis por elevar o nível de excelência do instituto.

“Desde que entrei no IMPA, já comemoramos os 50, os 60 e, agora, os 70 anos! É muito bom ver que as coisas continuam caminhando para uma boa direção. O IMPA tem sucesso há muito tempo, antes de eu começar. Às vezes as coisas são frágeis, então é bom ver que o instituto persiste e tem essa continuidade, apesar das dificuldades que possam ter ao redor. O IMPA prospera e é cada vez mais importante”, afirmou Artur Avila.

Leia mais: Medalhista Fields, Smirnov abordou percolação no IMPA 70
Embaralhar cartas também é matemática, mostrou Diaconis
‘Extremamente feliz em estar na celebração’, diz Duminil-Copin

A exposição foi centrada nos sistemas dinâmicos, especialidade de Avila. Antes mesmo de começar a palestra para o auditório lotado, relembrou uma das primeiras vezes que esteve no IMPA, quando ouviu o pesquisador Carlos Gustavo Moreira falar sobre este mesmo tema. “Na época, estava iniciando os estudos aqui e não tinha condições de entender muito sobre uma pesquisa como essa”, comentou.

Conjectura de Mahler e bilhares

Vinícius Ramos apresentou a conjecutra de Mahler

Também participou da “Conferência IMPA 70 anos”, o pesquisador do IMPA, Vinícius Ramos. Ele explicou como uma conjectura mais recente, a de Viterbo, implica na conjectura de Mahler, que tem mais de 80 anos. O pesquisador mostrou ainda a conexão que a geometria simplética tem com a teoria de bilhares. 

Com doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos, pós-doutorado na Universidade de Nantes, França, e pós-doutorado de excelência no IMPA, Ramos começou neste ano um novo desafio: ele foi selecionado pelo IAS (Institute for Advanced Study) que Albert Einstein ajudou a fundar em 1930. 

O pesquisador, que já completou cinco anos de IMPA, passará seu ano sabático no novo instituto dando continuidade a linha de pesquisa de Viterbo e aprofundando o entendimento envolvendo problemas de bilhares. 

“É um lugar de Ciência Pura, não tem laboratório. Um lugar para matemática, física e ciências humanas, onde o conhecimento é explorado ao máximo e eles dão todas as condições físicas para que você não se preocupe com mais nada”, contou o pesquisador animado.

No instituto, Ramos dará continuidade à linha de pesquisa de Viterbo e ao entendimento de problemas de bilhares.

“Meu grande sonho é demonstrar coisas novas”, concluiu.

Leia também: Projeto do Centro Pi com a Dasa é tema de conferência
Um aniversário com sabor de OBMEP