Navegar

18/10/2022

'Extremamente feliz em estar na celebração’, diz Duminil-Copin

Com uma animação que contagiou o auditório, Hugo Duminil-Copin abriu as atividades da Conferência IMPA 70 anos, nesta terça-feira (18). O francês, que cultiva uma estreita relação com o IMPA e o Brasil, foi agraciado com a maior honraria da matemática, a medalha Fields, em julho deste ano. “Fiquei extremamente feliz em estar nesta celebração! O IMPA é muito importante para mim”, afirmou ao público, antes mesmo de iniciar a exposição sobre o modelo Ising, na área de matemática da física estatística.

O professor do Institut des Hautes Études Scientifiques, de Paris, e da Universidade de Genebra, foi reconhecido com a medalha Fields pela solução de problemas na teoria probabilística das transições de fase, que abriram novas direções de pesquisa. Este foi também o tema da palestra que convidou o público a conhecer um dos modelos de rede clássico para compreender a transição de fases magnéticas de um ímã.

Leia mais: Projeto do Centro Pi com a Dasa é tema de conferência
‘Objetivo é saudar o futuro’, diz Viana sobre IMPA 70 anos
Prêmio IMPA de Jornalismo recebe 105 inscrições

Além de ter orientado Franco Severo, ex-aluno do mestrado do IMPA, Duminil-Copin já esteve no instituto em outros eventos, como na XXI Escola Brasileira de Probabilidade, em 2017, e para colaborar com matemáticos brasileiros. Um deles é o pesquisador do IMPA Augusto Teixeira, que participou de estudos junto ao francês. “Trabalhar com o Hugo foi muito bom, porque ele é muito intenso e está o tempo inteiro jogando ideias no quadro! Foi enriquecedor e mudei muito o meu jeito de trabalhar”, afirmou Augusto. 

Khadim War apresentou a Conjectura de Verjovsky

Outro tema que desafiou o público foi a prova da Conjectura de Verjovsky, apresentada pelo pesquisador do IMPA Khadim War. Pertencente à área de sistemas dinâmicos, o problema contou com uma apresentação entusiasmada de War. Ocupando uma das primeiras fileiras do auditório, um grupo de alunos do mestrado acompanhou cada passo da explicação do palestrante. “Achei  o tema muito interessante! Eu vinha estudando havia quase um mês para entender essa palestra”, afirmou o mestrando José Victor Medeiros.

Khadim War apresentou palestra sobre sistemas dinâmicos

Plenaristas da Conferência IMPA 70 anos se reuniram no instituto nesta terça-feira

Demais palestras

Outras três palestras marcaram o segundo dia da “Conferência IMPA 70 anos”. O pesquisador do instituto Alexei Mailybaev falou sobre o ruído molecular na mistura de líquidos. Ele mostrou ao público como o movimento de uma simples mistura de café com leite, por exemplo, não é previsível. “O que você pode prever é a probabilidade de um movimento e isso gera um novo entendimento de como você modela esse tipo de dinâmica. Não temos precisão, só temos probabilidade.”

Já Robert Morris, que também é pesquisador do IMPA, se debruçou sobre um tema relacionado ao apresentado por Duminil-Copin, sob a perspectiva da probabilidade, área de especialização do pesquisador. O britânico levou o público a refletir sobre as transições de fase dentro de um modelo “simplificado”. “Entendemos que as partículas podem mudar de negativo para positivo, mas não de positivo para negativo. Para provar a mesma coisa no modelo de Ising, você primeiro precisa entender esse modelo mais simples. Então, estamos dando agora o primeiro passo para que, no futuro, alguém possa levar os fundamentos adiante e gerar outro modelo”, explicou Morris.

Para fechar o evento, o pesquisador da Universidade Chicago, Carlos Kenig, abordou  equações de onda não linear através do uso de canais de energia.

Leia também: IMPA reformula programa de mestrado
Viana explica teorema de Bayes em sua coluna na Folha