Navegar

14/06/2021

PAPMEM está com inscrições abertas até 18 de julho

Com o objetivo de oferecer uma formação qualificada para professores de matemática, o PAPMEM (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio) terá uma nova edição, em formato virtual, entre 26 e 30 de julho. As inscrições estão abertas até 18 de julho, e devem ser feitas no site do IMPA. A programação já está disponível na página do programa.

Entre 26 e 29 de julho, o YouTube do IMPA transmitirá duas aulas por dia aos participantes, sempre com início às 9h.  Ao fim de cada aula, a organização vai enviar exercícios em formato de formulário online que devem ser respondidos até às 22h do mesmo dia pelos alunos. As respostas servirão para contabilizar a presença dos participantes.

Leia mais: Letícia Mattos defende tese sobre combinatória
Landim: ‘Não basta identificar jovens talentos, mas formá-los’
Landim e Gugu vão falar sobre olimpíadas na ‘Live do Valor’

Dúvidas sobre o conteúdo das aulas podem ser enviadas para a organização até as 14h da quinta-feira (29). No último dia do programa, as perguntas mais pertinentes serão respondidas. Os participantes que completarem todos os exercícios receberão um certificado em formato digital.

“O PAPMEM tem o objetivo de proporcionar aos professores aperfeiçoamento de conteúdo, promover discussão de formas modernas e eficientes de ensinar e avaliar, mostrar a utilização da moderna tecnologia no ensino, estimular o aprendizado de novos temas e aperfeiçoar antigos assuntos. É um programa que reúne milhares de professores de matemática em torno de uma mesma atividade: ensino de matemática”, disse o coordenador do PAPMEM, Eduardo Wagner, mestre em Matemática pelo IMPA e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gratuito, o PAPMEM foi criado em 1990 e aborda tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns do Ensino Fundamental. O programa deu origem a uma série de livros voltados para professores de Ensino Médio, publicados na Coleção do Professor de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Com apoio do programa CAPES-FAPERJ, o PAPMEM também inspirou a publicação dos três volumes do livro “A Matemática do Ensino Médio”. Os vídeos dos módulos anteriores do programa estão disponíveis.

Leia também: Na Folha, Marcelo Viana fala dos pioneiros da previsão do tempo
Expansão do IMPA é tema de artigo de Landim no Globo