Navegar

10/06/2021

Landim e Gugu vão falar sobre olimpíadas na 'Live do Valor'

O diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas); e o pesquisador Carlos Gustavo Moreira (Gugu), coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), são os entrevistados da live do jornal Valor Econômico, nesta sexta-feira, às 11h. A transmissão será feita no YouTube do veículo. Os pesquisadores do IMPA vão falar sobre a organização, história e impacto das olimpíadas brasileiras de matemática.

Criada em 2005, a OBMEP é a maior olimpíada escolar do mundo, reunindo anualmente 20 milhões de participantes, em 99,8% dos municípios brasileiros. Inicialmente dedicada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP ganhou uma versão para estudantes mais novos, que estão no 4º e 5º anos, em 2018.

Leia mais: Letícia Mattos defende tese sobre combinatória
Expansão do IMPA é tema de artigo de Landim no Globo
Na Folha, Marcelo Viana fala dos pioneiros da previsão do tempo

Os medalhistas da olimpíada são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa de estudos mensal de R$ 100 para que os estudantes possam participar de aulas de matemática avançada em instituições de ensino superior. A competição também deu origem a outras iniciativas importantes na área da educação, como o OBMEP na Escola e o Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).

A OBM é voltada a alunos de escolas e universidades de todo o país, da rede pública ou privada. A competição, realizada desde 1979, reúne mais de mil estudantes anualmente e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e descobrir jovens talentos. Os medalhistas que se destacam costumam ser selecionados para integrar a equipe brasileira de competições internacionais de matemática, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) e a Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês).

A conversa integra a série “Lives do Valor”, da qual já participou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Outros entrevistados da série foram Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados; Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, e José Pio Borges, ex-presidente do BNDES.

Leia também: Vereador Pedro Duarte defende campus sustentável do IMPA
Dr. Luizinho e Victer conhecem IMPA e OBMEP em visita