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15/09/2023

Olimpíada para professores busca parceiros no Brasil

Um grupo de professores da China visitou o IMPA, nesta sexta-feira (15). Acompanhados de José Puppim, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), eles apresentaram a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr), que busca instituições parceiras no Brasil. Xingfeng Huang, professor na Universidade de Xangai; Ruoxi Ding pesquisadora do Teacher Education Centre of UNESCO (TEC) e na Universidade de Xangai; Guoyoung Hu, vice-diretor do TEC UNESCO; e José Puppim, Conselheiro da OPMbr, foram recebidos pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, pelo diretor-adjunto e coordenador da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Claudio Landim. O professor da FGV Paulo Cezar Pinto também participou do encontro.

O IMPA possui vasto conhecimento em olimpíadas científicas. Criada em 2005, a OBMEP estimula o estudo da Matemática e ajuda a identificar jovens talentos na disciplina. Este ano, em sua 18ª edição, mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram da primeira fase da competição. O instituto também é responsável pela  Olimpíada Mirim – OBMEP voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Este ano, a competição contou com mais de 4,2 milhões de participantes.

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Além disso, o IMPA também é reconhecido pela atuação na formação de professores, como o Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM). O PAPMEM contribuiu para aprimorar a formação dos professores de matemática do Ensino Médio de todo o Brasil. 

“O IMPA tem interesse imediato em todas as questões que dizem respeito à matemática no Brasil e a formação de professores está entre as mais importantes. A oportunidade de participarmos de uma iniciativa como essa, que envolve a China, parceiro estratégico natural do Brasil, é particularmente interessante”, destacou Marcelo Viana. 

“Xangai tem um excelente desempenho em matemática no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), enquanto o Brasil figura entre os últimos da classificação. Temos muito a aprender com eles. Os professores do ensino básico da China são divididos em categorias e são promovidos com base na melhora do desempenho de seus alunos nos exames nacionais. Um modelo que poderia ser adotado no Brasil”, ressaltou Claudio Landim.

A OPMbr busca estimular o ensino da matemática no Brasil e contribuir para a melhoria da qualidade da educação. O objetivo é que os professores vencedores sejam agraciados com uma uma medalha de ouro e uma viagem internacional com o intuito de conhecer o sistema educacional de um dos dez melhores países classificados em Matemática no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Para saber mais informações, acesse o edital

O grupo está visitando outras instituições no Brasil e participa ainda do 6º Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática para uma palestra sobre o ensino da matemática em Xangai, na China.

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