Navegar

11/09/2023

Curso de ecologia quantitativa está com inscrições abertas

Turma do Programa de Formação em Ecologia Quantitativa 2023 na Amazônia. Foto: Bela Baderna/Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira está com inscrições abertas para o Programa de Formação em Ecologia Quantitativa. O curso traz conceitos de cálculo e ferramentas de programação para criar modelos matemáticos que ajudem a lidar com questões ecológicas. Para o programa, o instituto busca alunos de graduação e mestrado de qualquer área do conhecimento, como biologia, matemática, física, ciência da computação, engenharia, interessados nos diversos subcampos da ecologia. As inscrições estão abertas até 22 de setembro. Para se inscrever, acesse o site

O programa interdisciplinar busca promover a cooperação de diferentes áreas do conhecimento para enfrentar as grandes perguntas da ecologia – das equações ao campo. O objetivo é que os estudantes tenham uma formação científica completa. 

Leia mais: Mestrando do IMPA conclui programa de verão do MIT
Matemático Antonio Galves morre aos 76 anos
Folha: Mulheres negras pioneiras na matemática

O curso teórico será presencial no Rio de Janeiro. Os candidatos devem ter disponibilidade para permanecer na cidade por dois meses, de 8 de janeiro a 8 de março de 2024. O Instituto Serrapilheira irá providenciar a hospedagem, e os selecionados também terão uma ajuda de custo no valor total de R$ 3.000 para cobrir gastos com transporte e alimentação. O programa irá custear as passagens de ida e volta de alunos de outras cidades do Brasil para a capital fluminense.

Poderão se candidatar a uma das 30 vagas do programa, pessoas com o mestrado em andamento ou concluído em qualquer área do conhecimento, desde que feito em uma instituição de ensino superior do Brasil. Quem está cursando ou já concluiu a graduação também é elegível. 

Ao final dos dois meses do módulo teórico, os estudantes serão convidados a se inscrever na segunda etapa da formação, o módulo empírico. Dos 30 alunos, 16 serão selecionados para essa fase do curso de campo, que terá duração de três a quatro semanas. A imersão ocorrerá em dois biomas diferentes: Mata Atlântica e Amazônia.

Na edição de 2023 do programa, os alunos aprenderam, ao longo de 20 dias na Mata Atlântica e Amazônia, como é feita a atividade de campo e entenderam como fazer o relato acadêmico dessa experiência prática, utilizando as ferramentas quantitativas para testar os modelos desenvolvidos ou criar modelos a partir dos fenômenos observados diretamente na natureza.

O instituto destaca que é imprescindível ter domínio da língua inglesa. Além disso, é necessário que o candidato tenha conhecimento de cálculo diferencial e integral. Para mais informações, acesse o edital.

Leia também: IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores
OBMEP: Medalhista de ouro dá aulas particulares em Laje (BA)