Navegar

11/09/2023

Exposição retrata diferentes versões da Faixa de Moebius

O IMPA recebe a exposição ‘Elos’, do escultor Valin Branco, com diferentes versões da Faixa de Moebius —  espaço topológico obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, que inspira o símbolo do IMPA. As dez peças desenvolvidas pelo escultor ficarão expostas no 2º andar do instituto até 11 de outubro. 

O artista paulistano, que se considera pernambucano de formação e mineiro de coração, trabalha com madeira e esculpe suas obras a partir de blocos inteiros. A exposição ‘Elos’ é aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os interessados devem enviar sua inscrição antecipadamente para o email cdm@impa.br, com nome completo e CPF.  

Leia mais: Curso de ecologia quantitativa está com inscrições abertas
Matemático Antonio Galves morre aos 76 anos
IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores

A Faixa de Moebius é um tipo especial de superfície, que fascina matemáticos, artistas e engenheiros por ter um só lado, desafiando as leis da física. Ela foi criada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius, em 1858. A forma foi escolhida como logo do IMPA durante a gestão do ex-diretor Lindolpho de Carvalho Dias.

“Há uns 15 anos me falaram sobre a Faixa de Moebius, pesquisei e descobri que era o símbolo do IMPA. Na época, pensei em visitar o instituto, mas com as demandas de trabalho, não consegui. A origem da faixa de Moebius é pura matemática, então poder expor aqui no IMPA é muito legal e gratificante”, conta Branco. 

Desde 2008, o artista desenvolve peças com esta temática. Ele destaca que para elaborar as peças da exposição foram necessários dois meses de trabalho. “Preparei as peças desde a forma clássica até os cortes, desenvolvo a Faixa de Moebius com variações. Vai ser interessante para as pessoas que vierem, olharem essas variações. Algumas das peças são interativas e as pessoas podem mexer.” 

Além da exposição, o IMPA tem outra escultura representando a Faixa de Moebius. A peça de arte em madeira é formada por oito partes que se movem, tomando novas formas. A obra está exposta na diretoria e também foi criada por Valin. 

O artista tem um ateliê em Tiradentes (MG). Informações sobre o trabalho e as obras de Valin Branco estão disponíveis no site.

Exposição ‘Remember Maryam Mirzakhani’

O IMPA também está com a exposição “Remember Maryam Mirzakhani” que conta a trajetória da matemática iraniana Maryam Mirzakhani (1977-2017), primeira mulher a receber a Medalha Fields, em 2014. Inaugurada em 14 de março, no Dia Internacional da Matemática, a mostra reúne 18 painéis com fotografias, declarações e outras imagens da vida privada e profissional da matemática. As peças estão expostas no corredor do terceiro andar do IMPA até março do ano que vem.

Esta é a terceira vez que a exposição percorre o Rio de Janeiro. Em 2018, o acervo pôde ser visitado no Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)² e no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM).

Nascida em Teerã, capital do Irã, em 1977, Maryam se interessou por matemática ainda durante a escola. Aos 17 anos, foi a primeira iraniana a levar uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

Maryam foi professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A matemática morreu jovem, aos 40 anos, de câncer de mama. Ela lutou contra a doença por quatro anos. Maryam deixou uma filha, Anahita, nascida em 2011.

Leia também: Mestrando do IMPA conclui programa de verão do MIT
OBMEP: Medalhista de ouro dá aulas particulares em Laje (BA)