Navegar

12/09/2023

Evento debate avanços na área de combinatória

Estudantes e pesquisadores estão reunidos no Hotel Salvetti, em São Sebastião (SP), até sexta-feira (15) para a 1ª Escola Brasileira de Combinatória. O evento é realizado pelo IMPA e pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP). O objetivo do encontro é reunir diversos pesquisadores da área para apresentar os mais recentes desenvolvimentos em combinatória, além de proporcionar oportunidades para alunos mostrarem suas pesquisas. 

Ao longo da semana, serão nove palestras plenárias. Entre os plenaristas, Marcelo Campos doutor pelo IMPA e pós-doutorando na Universidade de Oxford fará sua apresentação na sexta-feira (15) sobre o Teorema de Ramsey. Campos, Robert Morris (IMPA), Simon Griffiths (PUC-Rio) e Julian Sahasrabudhe (Cambridge) chegaram a um novo algoritmo capaz de melhorar o limite do teorema. O avanço, o mais significativo na área desde 1935.

Leia mais: Exposição retrata diferentes versões da Faixa de Moebius
Curso de ecologia quantitativa está com inscrições abertas
IMPA está com duas vagas abertas para pesquisadores

“A escola está sendo ótima. Espero que com a participação de muitos alunos a combinatória cresça no Brasil. Também estamos trabalhando em diversos problemas interessantes com pesquisadores que vieram do mundo todo. Na minha palestra, espero conseguir passar um pouco da história do problema e também nosso método para melhorar as cotas superiores nos números de Ramsey.”

Além de Campos, Anita Liebenau (UNSW Sidney), Liana Yepremyan (Emory University), Marcelo Sales (Emory University), Mathias Schacht (Universität Hamburg), Maya Stein (Universidad de Chile), Nina Kamčev (University of Zagreb), Patrick Morris (Universitat Politècnica de Catalunya) e Pedro Araújo (Czech Academy of Sciences) integram o quadro de plenaristas. 

O evento ainda contará com dois minicursos ministrados por Richard Lang (Universität Hamburg) e Wojciech Samotij (Tel Aviv University). Também acontecem sessões de pôsteres, no qual os alunos podem apresentar suas pesquisas, sessão de problemas abertos e aulas diárias de exemplos para reforçar a matéria dos minicursos. O comitê organizador do evento é formado pelo pesquisador do IMPA Robert Morris, Guilherme Oliveira Mota (USP), Yoshiharu Kohayakawa (USP), Taísa Martins (UFF), Letícia Mattos (University of Illinois Urbana-Champaign), Luiz Freire Moreira (UFPE) e Roberto Freitas Parente (UFBA).

Leia também: Mestrando do IMPA conclui programa de verão do MIT
OBMEP: Medalhista de ouro dá aulas particulares em Laje (BA)