Navegar

01/07/2022

Quatro pesquisadores do IMPA participam do ICM 2022

Claudio Landim durante palestra no ICM 2018, Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Campbell

Reunindo os principais expoentes da matemática mundial, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) 2022 não poderia deixar de contar com pesquisadores do IMPA em sua programação. No total, quatro docentes da casa vão apresentar palestras e painéis no evento, que acontece em formato híbrido entre 5 e 14 de julho. São eles o diretor-adjunto e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Claudio Landim; e os pesquisadores Artur Avila, Carolina Araujo e Hubert Lacoin.

As inscrições para participar do ICM 2022, que vai até 14 de julho, já se encerraram, mas as palestras serão disponibilizadas no canal de YouTube da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), pouco tempo após o encerramento do encontro, segundo a organização.

Leia mais: Nachbin contribui em problema que instigou Einstein
Meninas Olímpicas do IMPA visitam Museu de Astronomia
Paradoxos lógicos são tema de coluna de Viana na Folha

Painéis debatem representatividade na área

Na manhã desta sexta-feira (1º), Carolina Araujo conduziu a cerimônia de abertura do segundo Encontro Mundial de Mulheres na Matemática (WM)², evento satélite do ICM organizado pelo Comitê para Mulheres na Matemática da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês). A pesquisadora relembrou o entusiasmo que dominou a atmosfera da última edição do (WM)², do qual foi coordenadora.

“Foi uma experiência poderosa, um dia memorável. Éramos cerca de 350 pessoas reunidas para honrar e celebrar mulheres na matemática, e também para discutir desafios e caminhos para igualdade de gênero na área”, disse. 

Mais tarde, de 13h às 15h, o painel “Girls and Mathematics: reflections and initiatives” discute iniciativas voltadas para atrair e apoiar a presença de meninas na área e homenageia a jovem ucraniana Yuliia Zdanovska, medalhista da Olimpíadas Europeias Femininas de Matemática (EGMO, na sigla em inglês) morta em março deste ano durante a guerra. A programação completa do (WM)², que vai até amanhã, já está disponível e as inscrições devem ser feitas neste link. A programação está sendo transmitida no YouTube do (WM)²

Carolina também vai discutir questões de gênero no painel “Best Practices Towards a More Diverse and Inclusive Mathematical Community”, que integra a programação do ICM, na sexta-feira (8). Como vice-presidente do Comitê para Mulheres na Matemática da IMU, a pesquisadora vai falar sobre o crescente surgimento de coletivos que visam promover a inserção de mulheres na área e o papel deste tipo de organização a nível regional e continental. 

Palestras em educação e probabilidade

O francês Hubert Lacoin apresenta, no domingo (10), às 7h15, a palestra “Mixing time and cutoff for one dimensional particle systems”, moderada por Claudio Landim. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e vencedor do Prêmio Annales do Instituto Henri Poincaré em 2012, Lacoin vai abordar os tempos de mistura para sistemas unidimensionais, tema no qual tem se debruçado bastante nos últimos anos em colaboração com colegas de outras universidades. 

Além de moderar outras duas palestras da seção Probabilidade, Landim, que já havia estreado como palestrante do Congresso em 2018, vai falar sobre o papel da OBMEP na educação brasileira. Sua apresentação integra o painel “Inovação e Novas Formas de Popularização da Matemática” e pretende detalhar os desafios de logística da prova e estimular que outros países adotem a iniciativa.

Em 14 de julho, último dia de programação, é a vez de Artur Avila moderar a palestra plenária “Small denominators and multiplicative Jensen’s formula”, ministrada por Svetlana Jitomirskaya, da Universidade da Califórnia. Com uma programação de tirar o fôlego, o ICM 2022 promete empolgar os participantes! 

Leia também: Maior conferência da matemática começa na terça (5)
Campanha arrecada roupas de frio e mantimentos