Navegar

03/02/2021

ICM 2022 abre chamadas para bolsas de participação

Principal evento mundial da matemática, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2022, que será sediado em São Petersburgo (Rússia), entre 6 e 14 de julho do próximo ano, abriu chamada para bolsas de participação parciais e integrais. Os auxílios serão destinados a participantes de países em desenvolvimento e matemáticos que estão no início da carreira.

O programa Chebyshev Grants vai oferecer suporte total, incluindo passagens aéreas e despesas locais em São Petersburgo, a 1.000 participantes de países em desenvolvimento de seis regiões geográficas: África, América Latina, Nordeste Asiático, Sudeste Asiático e Pacífico, Oeste Asiático e Leste Europeu. Para se inscrever, é preciso fazer o registro do site do evento, com apresentação de um passaporte válido.

Leia mais: Virtual, PAPMEM traz frescor matemático para professores
Física usa teoria dos nós para estudar matemática do tricô
À TV Brasil, Viana fala da trajetória e atuação do IMPA

O candidato deverá selecionar a região apropriada e enviar o currículo, uma lista anotada de publicações, uma declaração pessoal e, se desejar, uma carta de recomendação. As inscrições recebidas até 31 de março de 2021 serão priorizadas. A seleção dará especial atenção à participação de matemáticos e mulheres em início de carreira, bem como ao equilíbrio geográfico. Os resultados serão divulgados cerca de um ano antes da abertura do ICM 2022.

O programa Kovalevskaya Grants vai fornecer suporte local para até 1.000 participantes em início de carreira de países desenvolvidos. As bolsas serão administradas em colaboração com sociedades matemáticas nacionais e regionais e agências de financiamento, que farão a seleção dos candidatos e os ajudarão a encontrar apoio para cobrir as despesas de viagem. 

Informações sobre os procedimentos de inscrição serão divulgadas no site do ICM em 2021, à medida que o Comitê Organizador Local estabelecer parcerias com organizações nos países desenvolvidos interessadas em apoiar esta iniciativa. Candidatos podem indicar seu interesse em solicitar uma concessão Kovalevskaya em sua conta ICM após o registro, informação que ajudará no estabelecimento de parcerias de bolsas Kovalevskaya.

Organizado pelo Comitê para Mulheres na Matemática da União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), o segundo Encontro Mundial de Mulheres na Matemática (WM)² reunirá matemáticas de todo o mundo para pensar sobre as questões de gênero na área, seus desafios, iniciativas e perspectivas para o futuro. Ao se registrar no site do ICM, já é possível sinalizar interesse em participar do encontro, que acontece em São Petersburgo, no dia anterior à abertura do ICM. Um suporte será concedido a participantes qualificados para cobrir a hospedagem e a taxa de inscrição. Informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento.

A última edição do ICM, em 2018, foi realizada no Rio de Janeiro, Brasil, e presidida e organizada pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. O evento reuniu  3.018 participantes de 114 países. Participantes dos cinco continentes vivenciaram no centro de convenções Riocentro uma imersão matemática que durou nove dias. A maratona científica foi constituída de 21 apresentações plenárias, 910 palestras, 435 short communications e 475 pôsteres. A ocasião também foi palco da entrega de medalhas de ouro aos 570 jovens ganhadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Leia também: Com matemática, aposentados ganharam prêmios na loteria
Na Folha, os problemas geométricos da Grécia clássica