Navegar

29/01/2021

Virtual, PAPMEM traz frescor matemático para professores

A professora Camila Diles assistindo às aulas do PAPMEM.

Atualizar professores de matemática da educação básica com novas abordagens e conteúdos, apresentar diferentes perspectivas de ensino e revigorar a criatividade dos profissionais da área. Em formato virtual, a edição de janeiro do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), que se encerrou nesta sexta-feira (29), cumpriu seus objetivos com êxito. Durante a semana, o curso contou com oito aulas que foram transmitidas no YouTube do IMPA, e alcançaram mais de 30 mil visualizações.

Licenciada em matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Camila Diles acredita que o programa faz despertar a paixão pela docência da disciplina.  “O curso tem um alto nível e um respaldo incrível, sendo organizado há tantos anos pelo IMPA. Além de me atualizar, aprender e compartilhar, me sinto viva e feliz pelo fato de poder estudar. As aulas me dão muitas ideias para preparar minhas aulas para os meus alunos no Peru e nas minhas redes sociais.”

Leia mais: Pratas na OBMEP, irmãs avançam juntas na matemática
Na Folha, os problemas geométricos da Grécia clássica
À TV Brasil, Viana fala da trajetória e atuação do IMPA

Veterana no PAPMEM, do qual já participou quatro vezes, a pernambucana mora no Peru desde 2017, e aproveitou a edição virtual do programa para voltar ao curso. Apesar de sentir falta de compartilhar ideias com seus pares, ela aprecia a flexibilidade que o formato online proporciona. “Posso pausar as aulas, voltar a escutar algo que não entendi, ver a aula em um horário que não atrapalhe meu horário de trabalho e posso estar em qualquer lugar do mundo.”

O coordenador do programa, Eduardo Wagner, mestre em Matemática pelo IMPA e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica como a semana de treinamento representa uma oportunidade valiosa de aperfeiçoamento para professores do Ensino Médio. “O mundo muda rapidamente e, na educação, não podemos ficar estáticos. Devido à imobilidade dos cursos de formação tradicional  de professores, o PAPMEM é um canal rico em propiciar as novidades, os novos conteúdos, a utilização da tecnologia no ensino e as novas abordagens determinadas pela atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC).”

O professor Lucas Pereira participou pela primeira vez do programa.

Entre as aulas que assistiu, o professor Lucas Pereira, graduado pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), dá especial destaque para a de “Combinatória (Técnicas diferentes)”, do professor Cícero Thiago, e para a de Carlos Nehab, sobre “O pensamento multiplicativo e a BNCC”. “Como educadores, temos a obrigação de buscar e propor uma educação cada vez melhor. Acredito que trabalhar observando a BNCC é compreender a importância de se fazer uma educação melhor.”

Em sua estreia no curso, ele avalia que as aulas lhe imprimiram um novo olhar sobre os métodos de ensino da matemática. “O programa oferece a atualização que nós, professores, tanto precisamos, buscando apresentar contextualizações que são necessárias para que nossos alunos compreendam e vejam sentido na Matemática. As listas de exercícios agregam muito, ao nos forçar um pensamento matemático não monótono, que é importante que evitemos em nossas aulas”, diz o professor, que já anseia pela próxima edição do programa.

As aulas do curso estão disponíveis no canal de Youtube do IMPA.

Leia também: Com matemática, aposentados ganharam prêmios na loteria
INCTMat abre chamada pública para bolsa de pós-doutorado