Navegar

29/01/2021

À TV Brasil, Viana fala da trajetória e atuação do IMPA

Reprodução: TV Brasil

Em entrevista exibida no sábado (23), ao programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, falou sobre a trajetória, atuação e objetivos do IMPA para os próximos anos. A aproximação com o setor produtivo e a popularização da matemática foram metas destacadas. Roberto Imbuzeiro, pesquisador do IMPA, também participou do programa, e falou sobre a formação na matemática e as possibilidades no mercado de trabalho.

O papel do instituto na construção da literatura de matemática nacional foi ressaltado por Viana. “Nós organizamos o Colóquio Brasileiro de Matemática a cada dois anos, na última semana de julho dos anos ímpares, e não é exagero dizer que a matemática brasileira cresceu em volta do Colóquio com as palestras que são dadas, com os livros. Grande parte da literatura matemática brasileira foi produzida  a partir de notas de cursos dados no Colóquio”, comentou.

Leia mais: Pratas na OBMEP, irmãs avançam juntas na matemática
Na Folha, os problemas geométricos da Grécia clássica
Com matemática, aposentados ganharam prêmios na loteria

Para evidenciar a contribuição da matemática à economia de um país, Viana destacou uma pesquisa encomendada pelo Reino Unido, em 2012, que apontou que profissões ligadas à disciplina eram responsáveis por 16% do Produto Interno Bruto (PIB) do país anualmente. “[…] no Brasil, isso equivale a R$ 1 trilhão por ano. Isso dá uma ideia do potencial do valor econômico. Quando falo econômico, evidentemente estou pensando no componente social. Um país que gera bem mais riqueza para distribuir na sua população. E nós sabemos que isso no Brasil é uma urgência, uma prioridade.”

Entre as várias áreas de atuação profissionais que englobam a matemática, está até mesmo o esporte, apontou Imbuzeiro. “O uso mais interessante da matemática nos esportes é quando você usa as estatísticas de determinado jogador ou time, para tentar adivinhar qual é o seu potencial. Por exemplo, ver qual é a probabilidade dele ser campeão ou rebaixado.” Apesar de iminente no Brasil, a tendência já movimenta milhares de dólares nos Estados Unidos, destacou. “No beisebol, eles compilam todas as estatísticas de todos os jogadores para decidir quem contratar. Então é uma coisa super importante que eu acho que vai começar a ser cada vez mais usada no futebol também.

Especialista em probabilidade, Imbuzeiro falou sobre as perspectivas que pessoas formadas em matemática podem trazer ao setor de tecnologia e finanças. “Apesar de ter gente com formação específica para trabalhar nessas áreas, os matemáticos, com o conhecimento que têm e a capacidade de raciocínio que desenvolvem na faculdade, são capazes de vir e fazer coisas diferentes do que os profissionais com formação específica fazem nessas áreas. Além disso, a gente vê matemáticos na indústria do petróleo, no serviço público, em todas as partes.”

Além de ferramenta profissional, o conhecimento matemático também pode ser fonte de entretenimento, pontuou Viana, ao falar do empenho do IMPA para a popularização da matemática. “É importantíssimo que nós nos aproximemos de crianças, jovens e de suas famílias, com uma proposta de que a matemática é um instrumento importante de realização e de desenvolvimento e é muito legal, muito divertida.”

Para quem quer desfrutar do aspecto lúdico da disciplina, Imbuzeiro recomenda o Portal da OBMEP. “É um super projeto. No Portal da OBMEP você encontra vídeos, jogos, tudo voltado para professores e alunos aprenderem e se divertirem um pouquinho com a matemática.”

Leia também: Na Folha, o cometa Halley: relógio matemático do espaço
INCTMat abre chamada pública para bolsa de pós-doutorado