Navegar

07/05/2020

Gugu relembra tempos de competidor olímpico em live

Um dos primeiros medalhistas de ouro do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Carlos Gustavo Moreira, conhecido como Gugu, relembrou seus tempos de competidor na última live promovida, nesta quinta-feira (7), pelo IMPA para marcar o Dia Nacional da Matemática. Na conversa, com Samuel Barbosa, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o pesquisador do IMPA e coordenador-geral da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) garante que, na época, o treinamento era muito diferente. “O treinamento tinha duas partes. Tinha algumas aulas presenciais, nas quais tentava-se juntar a equipe da IMO. E também tinha as listas de treinamento, baseadas nas shortlist’s da IMO do ano anterior.”

A herança olímpica contribuiu para sua carreira como pesquisador, afirmou Gugu. Apesar da pesquisa matemática e problemas olímpicos não serem desafios equivalentes, “ter pensado em um bom número de problemas difíceis de assuntos variados, ainda que de matemática elementar, certamente ajuda a desenvolver habilidades que são úteis na pesquisa”. 

Leia também: Isolamento pode salvar um brasileiro a cada 4 minutos
Iamarino: Covid-19 definirá nova relação humanidade-natureza
Para quem é fã do IMPA, dez curiosidades sobre o instituto

Destacada por Samuel como um importante momento para a consolidação dos projetos de olimpíadas no Brasil, a década de 90 contou com a criação de importantes eventos da comunidade, como a Semana Olímpica, organizada anualmente pelo IMPA. Para Gugu, Jacob Palis, à época diretor-geral do IMPA, teve um papel central neste avanço ao reconhecer que as olimpíadas eram um mecanismo eficiente de identificar e estimular novos talentos. “Ele reconheceu que o Brasil já estava tendo um número importante de jovens matemáticos de bastante destaque com origem em olimpíadas. O caso mais recente era o Artur (Avila), que já era um matemático muito brilhante.”

Este momento da história também deu origem a Revista Eureka!, publicação criada pela OBM com o objetivo de proporcionar material de treinamento olímpico em alto nível para todo o país. Todas as edições estãos disponíveis na página da olimpíada. “Temos uma notícia boa, porque acabamos de lançar o número 41 da revista”, anunciou Gugu, com entusiasmo.

Para encerrar a conversa e agitar a quarentena, o pesquisador lançou um problema de origem russa da OBM de 1992 para os espectadores. “Temos um torneio de xadrez com jogadores brasileiros e argentinos. Jogam todos contra todos: cada jogador joga uma vez contra cada um dos outros. No fim do torneio, cada jogador fez metade dos seus pontos jogando contra brasileiros e metade jogando contra argentinos. Não quer dizer que todos eles tiveram os mesmo resultados. O problema pede para que o aluno prove que o número total de jogadores do torneio é um quadrado perfeito. E aí?” Confira a resolução no vídeo a seguir!

A live está disponível por 24 horas no instagram do IMPA, basta clicar nos stories. O webinar “Matemática em tempos de crise” encerra as atividades da “SemanaNacionaldaMatemática” nesta sexta-feira (8), às 11h, no YouTube do IMPA. Participarão da conversa Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, Luciano Irineu, pesquisador do IMPA, Tiago Pereira, pesquisador do ICMC-USP e Sabine Righetti, jornalista de ciência e coordenadora da Agência Bori. Os pesquisadores vão abordar aplicações da matemática na epidemia da Covid-19, na atual crise econômica e no desenvolvimento da computação durante a 2ª Guerra Mundial.

Leia também: Bortolossi e Simas falam do ‘Livro Aberto da Matemática’
Dia da Matemática é celebrado nesta quarta-feira (6)