Navegar

05/05/2020

Iamarino: Covid-19 definirá nova relação humanidade-natureza

A falta de agilidade na geração de números sobre a Covid-19 no Brasil é uma das dificuldades para se criar modelagens matemáticas sobre infecção no país, afirmou o biólogo e divulgador científico Atila Iamarino durante live realizada pelo IMPA, nesta terça-feira (5), que alcançou mais de 5.800 pessoas. Entrevistado pelo diretor-geral do instituto, Marcelo Viana, ele explicou que, quando se trata de qualidade de dados, o Brasil está “no meio do caminho”. “Temos, por exemplo, o Portal Transparência dos sistemas de cartórios, que nos dá o número de óbitos registrados. Mas este número não é atualizado diariamente”, comentou.

Apesar de ter alguns aspectos similares à SARS (Síndrome respiratória aguda grave), a evolução da pandemia do novo coronavírus mostrou que seu contágio se dá de forma diferente, apontou Iamarino. “O vírus da SARS, em 2003, foi contido antes de se tornar uma pandemia porque todo mundo que se infectava tinha febre e as pessoas manifestavam esta febre antes de ter os sintomas. Medir as pessoas que estavam com febre funcionava muito bem. O que não funcionou para o novo coronavírus.”

Leia também: IMPA abre chamada pública para selecionar bolsista PCI
IMPA terá lives e webinar na Semana Nacional da Matemática
‘Ciência básica é o chão para a aplicada crescer’, diz Aguilaniu

Para o biólogo, o mecanismo de transmissão da Covid-19 e o funcionamento da imunidade das pessoas contra o vírus são as principais incertezas que especialistas se dedicam a solucionar. “Quanto da transmissão acontece pelo e ar e pelo contato com fluídos? As pessoas que se curaram continuam curadas e não podem pegar o vírus de novo mais para frente? Dependemos destas respostas para saber sobre a chance de termos uma vacina e sobre o limite de pessoas que esta infecção pode atingir.”

“Como a humanidade quer se colocar em relação à natureza?” Para Iamarino, este seria o principal legado de longo prazo da pandemia à sociedade. “Passamos dois mil anos desenvolvendo cultura, matemática, ciência e medicina. Pela primeira vez na humanidade nós temos isso para atacar uma pandemia como humanos culturais, tecnológicos e homosapiens como gostamos de nos colocar”, pontuou. “Vamos respeitar a dignidade humana e tudo que construímos até aqui para dar condições de todos passarem pelo hospital, pela medicina e pela ciência? Ou vamos assumir que isto é um desastre natural que caiu agora e que não podemos fazer nada a respeito, deixando a pandemia seguir o curso dela?”

A conversa está disponível por 24 horas no instagram do IMPA, basta clicar nos stories. Mais lives acontecerão durante a #SemanaNacionaldaMatemática, sempre às 15h. Confira a  programação.

Leia também: Dez fascinantes livros sobre matemática para a quarentena
Na Folha, Viana conta três histórias sobre sombras