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06/05/2020

Bortolossi e Simas falam do 'Livro Aberto da Matemática'

Em live realizada no instagram do IMPA, nesta quarta-feira (6), o professor Humberto Bortolossi, da Universidade Federal Fluminense (UFF) conversou com Fabio Simas, diretor da Escola de Matemática da UNIRIO, sobre o “Livro Aberto de Matemática”. Lançado em 2018 pelo IMPA, o projeto é um esforço de Simas e Augusto Teixeira, pesquisador do instituto, para produzir coleções de livros didáticos de matemática para a Educação Básica de forma colaborativa e com licença aberta (Creative Commons).

“A elaboração deste material didático é feita por uma equipe composta por professores da educação básica e do ensino superior. Para facilitar o acesso e as modificações dos professores da educação básica, estamos desenvolvendo uma plataforma para colaboração”, explicou Simas.

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Atualmente, o projeto se dedica a criar material didático para o ensino médio. A finalização da elaboração do conteúdo está prevista para este ano, e a publicação, para o ano que vem. O livro de frações elaborado em 2016, que deu origem ao “Livro Aberto de Matemática”, também deve ganhar uma segunda edição, comentou Simas.

O diretor da Escola de Matemática da UNIRIO pontuou as principais dificuldades dos estudantes com as frações que o motivaram a propor novas formas de ensino da matéria. “Uma dificuldade bastante conhecida na literatura é a dificuldade de o estudante reconhecer a existência de frações maiores do que um. Isto é muitas vezes atribuído na literatura científica pelo uso excessivo da ideia do ‘todo’ em um objeto.”

Os próximos passos do “Livro Aberto de Matemática” já estão bem delineados. “Vamos gastar cada vez mais energia com o ensino fundamental, principalmente seus anos iniciais”, comentou Simas. “Entender o que acontece no início pode nos ajudar a entender o que vai acontecer depois.”

Para colaborar com o projeto, basta entrar no site e fazer um cadastro. Outra forma fundamental de contribuição que professores podem dar é usando o material, aponta um de seus criadores. “Use nosso material e documente. Documente coisas como a dificuldade que os estudantes tiveram, a seleção de atividades que vocês. Para podermos dizer que este projeto foi bem sucedido, precisamos de aproximação e que os professores realmente abracem o projeto.”

A conversa está disponível por 24 horas no instagram do IMPA, basta clicar nos stories. Mais atividades virtuais acontecerão durante a #SemanaNacionaldaMatemática. Confira a  programação.

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