Navegar

02/12/2022

Carolina Araujo é eleita membro titular da ABC

A pesquisadora do IMPA Carolina Araujo foi eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e tomará posse em 1º de janeiro de 2023. O resultado foi divulgado após a Assembleia Geral Ordinária da ABC, desta quinta-feira (1º), que elegeu membros titulares, correspondentes e afiliados. Pesquisadora do instituto desde 2006, Carolina é especialista em geometria algébrica complexa e foi laureada com premiações por sua contribuição para a área, sendo a primeira brasileira a receber o Prêmio Ramanujan Prize. 

“É uma imensa honra ter sido eleita membro titular da Academia Brasileira de Ciência e estar entre grandes cientistas de todas as áreas. Espero aprender muito com esta experiência, bem como dar a minha contribuição para o desenvolvimento da ciência brasileira”, comemorou Carolina.

Leia mais: FAPERJ destaca projeto de impressão 3D
Com robô da adição, Meninas Olímpicas vencem Hackathon
Prêmio SBM seleciona melhor artigo da matemática

Ganhadora do Prêmio L’Oréal para Mulheres na Ciência (2008), a carioca possui graduação em matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e doutorando em Princeton, Nova Jersey (EUA). Sua trajetória acadêmica lhe rendeu honrarias como o Liftoff Fellow, do Clay Mathematics Institute (2004) e o ICTP Simons Associateship (2015-2020). Outra grande conquista foi o Ramanujan Prize (2020), concedido a matemáticos de países em desenvolvimento. 

Carolina possui forte atuação na discussão de gênero na matemática, que historicamente tem baixa representatividade feminina. A pesquisadora integrou o comitê organizador do World Meeting for Women in Mathematics (WM)², evento satélite do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), realizado no Rio de Janeiro em 2018. Também coordenou a comissão organizadora do primeiro Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas, no IMPA, e participou de uma mesa redonda na segunda edição do evento.

Os membros titulares da ABC são cientistas com destacada atuação científica, radicados no Brasil há mais de dez anos. Outros 17 pesquisadores do IMPA são membros titulares da ABC.

Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas em 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC.

Leia também: IMPA promove conferência sobre Dinâmica Complexa
Na Folha, Viana fala sobre a matemática da bola da Copa