Navegar

30/11/2022

Na Folha, Viana fala sobre a matemática da bola da Copa

 

Reprodução da coluna de Marcelo Viana na Folha de S. Paulo

Marcelo Duarte escreveu uma bonita coluna sobre a evolução tecnológica da bola da Copa do Mundo. O meu interesse nessa história é pelo lado da matemática. Nos primórdios, bolas de futebol eram feitas de couro, e a questão básica era como produzir um objeto redondo com um material que é basicamente plano. O mesmo problema ocorre em outras situações. Na alta costura: como usar tecidos planos para revestir com elegância as curvas do corpo humano? Na cartografia: qual é o melhor modo de representar o globo terrestre (redondo!) por meio de mapas planos? Importantes avanços na matemática resultaram do estudo dessas questões práticas.

Em teoria, a solução seria fabricar a bola com um grande número de pedacinhos de couro, formando um poliedro (sólido geométrico) razoavelmente “redondo”. Há muitas maneiras de fazer isso, mas todas precisam obedecer à fórmula de Euler: F-A+V=2, onde F é o número de faces (pedaços de couro), A é o número de arestas (costuras) e V é o número de vértices (onde as costuras se encontram). Na prática, é preciso encontrar um equilíbrio, pois é complicado costurar uma bola com muitas faces.

Leia mais: Prêmio SBM seleciona melhor artigo da matemática
IMPA promove conferência sobre Dinâmica Complexa
Turbulência hidrodinâmica: A ciência por trás do café com leite

As bolas utilizadas nas primeiras Copas tinham faces com formatos irregulares. A Copa do México de 1970 introduziu um conceito elegantíssimo, que foi usado até 2002 e voltou em 2010 e 2018: a Telstar tem a forma de um icosaedro truncado, com 32 faces, 20 hexágonos e 12 pentágonos (confira a fórmula de Euler!). Originalmente, os hexágonos eram pintados de branco e os pentágonos de preto, e acredito que para muitos de nós esse ainda é o paradigma do que é uma bola de futebol.

O avanço na engenharia de materiais nos libertou das limitações do couro, permitindo experimentar outros conceitos. A Brazuca, bola da Copa de 2014, detém o recorde do menor número de faces, apenas 6. Na verdade, conforme foi apontado pelos matemáticos na época, a Brazuca é realmente um cubo (com faces redondas)!

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal

Leia também: IMPA abre chamada para bolsista
IMPA participa de Semana da Ciência e Tecnologia em Brasília