Navegar

24/11/2022

IMPA promove conferência sobre Dinâmica Complexa

O IMPA realiza na próxima semana, entre 28 de novembro e dois de dezembro, o congresso “Complex Dynamics in the Tropics”, organizado pela pesquisadora do instituto Luna Lomonaco. O evento vai reunir 21 nomes nacionais e internacionais de destaque na área de Dinâmica Complexa. Quem desejar participar do congresso, pode se inscrever aqui. 

Entre os pesquisadores confirmados estão Shaun Bullet, da Queen Mary University of London; Mikhail Lyubich, da Stony Brook University em Nova York; Mitsuhiro Shishikura, do TATA Institute, além dos brasileiros André Salles de Carvalho, da USP, e Daniel Smania, da USP/São Carlos. “Estou muito muito feliz! Muitos pesquisadores de fama vão estar presentes e estou muito contente, orgulhosa, e também extremamente grata ao apoio do IMPA”, destacou Luna.

O congresso internacional marca ainda a comemoração do aniversário de 60 anos de Carsten Lune Petersen, da Universidade de Roskilde, na Dinamarca. Ele atua nas áreas de Sistemas Dinâmicos Holomórficos, Análise Complexa e Teoria da Função Geométrica. Recentemente, o pesquisador publicou trabalhos sobre “Explosões holomórficas” e “Limites geométricos de famílias mistas”. Petersen foi também orientador de Luna no doutorado. Os dois trabalharam juntos ainda na pesquisa “On Quasi-Conformal (in-) Compatibility of Satellite Copies of the Mandelbrot Set: I”. 

Leia mais: Na Folha, Viana fala sobre capacidade numérica de animais
Pós-doutor do IMPA participa de seminário em Cartagena
Para Mulheres na Ciência: ABC premia cientista da Ufscar

Aluno do doutorado do IMPA, Miguel Ratis Laude enfatizou o peso do evento e a importância de um congresso sobre a área no país. Para ele, o evento é uma oportunidade para “criar uma comunidade maior de Dinâmica Complexa no Brasil.”

“É legal ver um evento de Dinâmica Complexa acontecendo, principalmente do Brasil, pois não é o tópico mais pesquisado, muito menos no país. Essencialmente, temos a Luna [Lomonaco] fazendo Dinâmica Complexa de fato, algumas outras pessoas fazem Dinâmica unidimensional, muitas vezes no círculo – isso tangencia Dinâmica Complexa, mas não é exatamente a mesma coisa”, disse Laude.

José Victor da Trindade Medeiros, que está no segundo ano de mestrado no IMPA, destacou que as palestras irão reunir alguns dos melhores pesquisadores em Dinâmica Holomorfa. “Minhas expectativas para o evento são as melhores possíveis. Estou particularmente interessado nas palestras do Dmitry Dudko e do Yampolsky, onde o último irá tratar sobre a hiperbolicidade do operador de renormalização para mapas do círculo, algo que me interessa muito.”

Leia também: Medalhista da OBMEP é de família de agricultores
IMPA Tech: ‘forma democrática de atender o país’, diz Viana