Navegar

28/11/2022

Prêmio SBM seleciona melhor artigo da matemática

 


Estão abertas as inscrições para o Prêmio SBM de Matemática 2023. A premiação, que ocorre a cada dois anos, é promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática durante o Colóquio Brasileiro de Matemática. O objetivo é premiar o melhor artigo original de pesquisa na área, publicado recentemente por um jovem pesquisador residente no Brasil.
As indicações devem ser enviadas para o e-mail premioSBM@sbm.org.br até o dia 28 de fevereiro e o regulamento pode ser consultado aqui. 

Os principais critérios de julgamento são: originalidade, relevância, profundidade e potencial de impacto no desenvolvimento da respectiva área. O vencedor ganha um diploma e um prêmio de R$ 20 mil, além de ser convidado a apresentar uma palestra plenária durante o próximo Colóquio. 

“A motivação para a existência do prêmio tem como objetivo apontar importantes desenvolvimentos contemporâneos em todas as áreas da Matemática, incentivar pesquisas nesta disciplina dentro das nossas instituições acadêmicas, apoiar jovens matemáticos para alcançar reconhecimento científico e estimular a atenção da comunidade científica e dos órgãos financiadores para descobrir e apoiar nossos talentos”, explicou o presidente da SBM, Paolo Piccione (USP).

Leia mais: IMPA abre chamada para bolsista
Multimedalhista: da OBMEP à licenciatura em matemática
IMPA promove conferência sobre Dinâmica Complexa

O Prêmio SBM foi criado em 2013 e já premiou cinco artigos. Em 2021, o pesquisador do IMPA Hubert Lacoin foi o vencedor. Ele foi escolhido por seu trabalho “Pinning and Disorder Relevance for the Lattice Gaussian Free Field II: The Dimensional Case”, publicado no Annales Scientifique de I’École Normale Supérieure (ASENS). Nas edições anteriores, também foram premiados Luna Lomonaco (2019); que ainda não integrava o quadro do IMPA na época; Robert Morris (2017) e Artur Avila (2013), medalhista Fields.

Comissão julgadora

O Prêmio SBM de 2023 é destinado a, no máximo, um artigo de pesquisa. O artigo vencedor do Prêmio SBM será selecionado por comissão formada pelos professores Alícia Dickenstein (Universidad de Buenos Aires, Argentina); Hugo Duminil-Copin (IHES, França); Maria J. Esteban (Université Paris-Dauphine, França); Nalini Joshi (University of Sydney, Austrália) e pelo presidente da SBM.

Poderão ser indicados artigos publicados entre 2020 e 2023 por pesquisadores ou docentes que tenham obtido o seu doutorado a partir de 2008, e que possuam vínculo empregatício permanente em instituições brasileiras com início até 2020.

Leia também: Máquinas que sabem ler, ver e pensar
Na Folha, Viana fala sobre capacidade numérica de animais