Navegar

21/09/2023

3º Festival da Matemática RS será em outubro

Com a ideia de desmistificar e mostrar a matemática de forma dinâmica, o 3º Festival da Matemática – Rio Grande do Sul será de 17 a 20 de outubro. O evento acontece em dois locais, no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Teatro Renascença. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site.  

O evento conta com uma programação com atividades como oficinas, jogos e bate-papo com especialistas. Além disso, há um espaço voltado para professores e estudantes de licenciatura apresentarem trabalhos. 

Leia mais: IMPA Portas Abertas recebe alunos de escolas do Rio
Folha: As mulheres pioneiras na matemática brasileira
IMPA seleciona bolsista de pós-doutorado em matemática

As oficinas abordam assuntos como “OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)”,  “Construção de figuras sólidas geométricas com auxílio de linha e papel”, “Sabão sustentável na forma de prisma”, “Poliedro flexível de Steffen e a Conjetura do Fole”, entre outras. Para saber mais, confira a programação

Miriam Telichevesky (UFRGS), uma das coordenadoras do evento, conta que a ideia do evento surgiu após a primeira edição do Festival da Matemática, no Rio de Janeiro, promovido pelo IMPA, em 2017. Segundo ela, o principal objetivo do projeto é gerar uma melhor interação do público com a matemática. 

“A ideia é despertar a curiosidade e que os visitantes possam ver a matemática de uma forma diferente do que estão acostumados e são ensinados nos espaços formais de ensino. Queremos que seja algo que desafie, gere curiosidade e diversão. Também é interessante que as pessoas repensem esse preconceito com a matemática.”

O 3º Festival da Matemática é realizado pelo IME-UFRGS (Instituto de Matemática e Estatística) e conta com o apoio do IMPA, SBMAC, Programa de Pós-Graduação em Matemática UFRGS, Centro de Formação de Professores UFRGS e a Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

Leia também: PROFMAT está com inscrições abertas até 6 de outubro
Tese de aluna do IMPA ganha Prêmio Gutierrez