Navegar

23/12/2022

Retrospectiva 2022: medalhas, empreendimentos e inovação

No ano em que o IMPA completou 70 anos, há muito o que comemorar no cenário da matemática. A excelência do ensino e pesquisa da instituição caminham lado a lado com a expansão e inovação que o IMPA planeja para o seu futuro. Na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e no cenário nacional também tivemos muitas conquistas. Separamos cinco notícias para você relembrar. Confira!

Olimpíada Mirim – OBMEP

Foto: Alexandre Campbell | Divulgação OBMEP

O lançamento da 1ª Olimpíada Mirim – OBMEP, voltada para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, inaugurou a primeira competição científica nacional para alunos tão jovens no Brasil. Mais de 19 mil escolas públicas inscreveram 2,7 milhões de participantes na iniciativa. Com a introdução de aspectos criativos e lúdicos no ensino da matemática, o objetivo é transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais.

Leia mais: Ouro da Casa: IMPA homenageia funcionários por contribuição
IMPA comemorou 70 anos com homenagem, memória e eventos
Na Folha, Marcelo Viana fala sobre valor da Medalha Fields

IMPA Tech

Outra importante novidade é a criação do IMPA Tech, primeiro curso de graduação do IMPA, lançado em parceria com a Prefeitura do Rio. A graduação será abrigada no Porto Maravalley (Pomar) – um empreendimento localizado na região Portuária da capital fluminense, que também contará com startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores. O bacharelado será inteiramente gratuito e terá duração de quatro anos. A seleção dos alunos ocorrerá, principalmente, a partir do desempenho dos estudantes em olimpíadas de conhecimento, como a OBMEP.

Cerimônia de premiação da 15ª OBMEP

Realizada pelo IMPA desde 2005, a OBMEP premiou mais de 500 jovens com as tão esperadas medalhas de ouro durante a cerimônia nacional da 15ª edição, realizada em 2019. Em Salvador (BA), a solenidade celebrou a vitória dos mais bem colocados da olimpíada, que teve mais de 18 milhões de participantes. Dos 579 medalhistas de ouro, 443 compareceram à cerimônia. Todos foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 100 do CNPq.

Resultado histórico na IMO

Olavo Paschoal Longo (SP); Marcelo Lage (MG); Rodrigo Porto (RJ); Eduardo Nascimento (GO); Gabriel Cruz Torkomian (SP) e João Pedro Costa (CE).| Foto: OBM

Neste ano de muitas conquistas, o Brasil alcançou um resultado histórico na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada em Oslo, na Noruega. O time selecionado para representar o país na maior competição matemática a nível estudantil levou, pela primeira vez, duas medalhas de ouro em uma mesma edição da olimpíada. O país também conquistou uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. O resultado confere ao Brasil a 19ª posição no ranking geral de países desta edição. 

Meninas Olímpicas do IMPA 

Meninas foram premiadas no Hackathon Meninas Normalistas, promovido pelo Museu da Ciência e Vida

O IMPA promoveu, este ano, a segunda edição do projeto Meninas Olímpicas do IMPA (MOI), que estimula a participação de meninas entre 14 e 17 anos em olimpíadas no campo das exatas, com o objetivo de aumentar a presença feminina em áreas como matemática, computação e engenharia. A iniciativa dobrou o número de escolas participantes, convidando 10 instituições para as atividades que abordam diretamente a representatividade feminina na ciência. A vitória das alunas no Hackathon Meninas Normalistas, promovido pelo Museu da Ciência e Vida, em Duque de Caxias, é uma das recentes conquistas do projeto. As aulas de robótica do MOI foram o pontapé para que as jovens construíssem o Bimô, um robô que ajuda crianças a aprenderem sobre adição.

Leia também:OBMEP divulga premiados da 17ª edição nesta terça-feira (20)
‘Eu me senti inspirada’, diz aluna do Meninas Olímpicas do IMPA