Navegar

15/07/2022

Em resultado inédito, Brasil leva dois ouros na IMO

Equipe brasileira na IMO 2022 | Foto: OBM

O Brasil conquistou um resultado histórico na 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), a maior competição matemática a nível estudantil. Pela primeira vez, o time nacional levou duas medalhas de ouro em uma mesma edição da olimpíada. O país também conquistou uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. Os resultados da IMO, realizada neste ano em Oslo, na Noruega, foram anunciados nesta quinta-feira (14). 

Os estudantes Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP) e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG), conquistaram os dois ouros da equipe. Rodrigo Salgado Domingos Porto, do Rio de Janeiro (RJ), levou a prata. Já as medalhas de bronze foram conquistadas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO), e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP). A menção honrosa ficou com João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE).

Leia mais: Cadastro aberto para Programa de Pós-Doutorado de Verão 2023
Letícia Mattos leva menção honrosa no Prêmio Gutierrez
Na Folha, Viana comenta a entrega da medalha Fields

A equipe teve como líder o professor Régis Prado Barbosa e como vice-líder Rafael Kazuhiro Miyazaki. Barbosa comentou que o resultado é reflexo de um treinamento sólido realizado com os jovens talentos da matemática. “Estamos muito felizes com o desempenho, porque conseguir dois ouros no mesmo ano significa uma mudança de nível. Isso mostra que nossa preparação deu frutos. O objetivo é voar cada vez mais alto”, disse. 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, também comemorou o resultado. “Nossos representantes na IMO 2022 e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que promove a participação do Brasil, estão de parabéns por este excelente resultado, que demonstra a força do talento matemático entre os nossos jovens!”, comentou Viana.

Os estudantes que representaram o Brasil foram selecionados a partir dos vencedores da 43ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Edmilson Luis Rodrigues Motta, coordenador acadêmico da OBM, afirma que o resultado deixou a equipe muito contente. “A cada ano, a equipe termina com uma formação ainda mais sólida. Para melhorar nossos resultados, temos importantes apoios, inclusive do IMPA e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o que nos permite manter a matemática brasileira destacada a nível mundial”, afirmou. 

A olimpíada é realizada desde 1959 e premia jovens estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países. As equipes brasileiras já conquistaram, historicamente, o total de 152 medalhas, sendo 13 de ouro, 53 de prata e 86 de bronze, além de 35 menções honrosas. O resultado confere ao Brasil a 19ª posição no ranking geral de países desta edição. Este ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO.

Leia também: Vídeo institucional do IMPA mostra excelência do instituto
Fundação Alexander von Humboldt premia brasileiro