Navegar

25/10/2019

Viana detalha avanços da Matemática brasileira no ICMC

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, em Aula Magna no ICMC-USP. Foto: ICMC-USP

Como ocorreu o sucesso da pesquisa Matemática brasileira nas últimas décadas e quais são os desafios para o futuro? Em aula magna, ministrada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP), em São Carlos (SP), o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, buscou responder à estas perguntas. 

“É uma honra dar esta aula no ICMC, uma instituição que eu conheço há bastante tempo e pela qual tenho muito respeito”, destacou Viana, ao abrir a palestra na quarta-feira (16).

Leia também: O que podemos aprender com o Japão medieval?
André Nachbin e a Matemática das ondas do mar
Criptografia e origami encerram SNCT no IMPA

Em “A Matemática brasileira: dos anos 1950 aos anos 2020”, Viana explicou as etapas pelas quais o Brasil passou para se consagrar como uma referência mundial em pesquisa Matemática nos últimos tempos. Um exemplo disso é que em março deste ano, o país ocupou uma posição de destaque na programação do evento Matemática e Desenvolvimento, realizado na sede da UNESCO, em Paris. 

A promoção do país ao grupo de elite da matemática mundial em 2018, anunciada pela União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), e a realização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) – maior encontro mundial da comunidade – no Rio de Janeiro, também foram destacadas por Viana como marcos na trajetória ascendente do Brasil na Matemática.

“O processo de desenvolvimento da pesquisa matemática decolou no Brasil nos anos 1950. Não é certamente coincidência que essa tenha sido também a década em que o país se lançou de forma definitiva no processo de industrialização, na sequência do resultado da Segunda Guerra Mundial”, contextualizou o diretor-geral do IMPA.

Definida como uma aula inaugural em cursos de graduação, a aula magna é realizada, tradicionalmente, por uma personalidade representativa da área de atuação da unidade de ensino e pesquisa em que é ministrada.

O vídeo da palestra pode ser conferido neste link

Leia também: Visgraf participa de mostra sobre Leonardo da Vinci
Marcelo Viana é reconduzido ao cargo de diretor-geral do IMPA