Navegar

21/10/2019

Marcelo Viana é reconduzido ao cargo de diretor-geral do IMPA

O pesquisador Marcelo Viana, 57 anos, foi reconduzido ao cargo de diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 4 de outubro. Viana foi eleito para novo mandato de quatro anos pelo Conselho de Administração do instituto, até 2023. O Conselho é formado por dez membros que representam o poder público, a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo; e é presidido por Sérgio Werlang, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“As prioridades do IMPA estão delineadas no nosso Plano Diretor para o próximo ciclo. Entre elas, destaco: construir o novo campus, universalizar a olimpíada de matemática, e dar uma nova dimensão a nossa atuação na matemática aplicada e industrial”, declarou Viana.

Leia também: TV Globo mostra Torneio Meninas na Matemática
IMPA abre vaga para analista administrativo
As origens e os avanços da Matemática indiana

Marcelo Viana é pesquisador do IMPA desde 1987 e atua na área de sistemas dinâmicos. Nascido no Rio de Janeiro (1962), mudou-se ainda na infância para Portugal, onde concluiu a graduação em matemática pela Universidade do Porto (1984). Voltou ao Brasil para fazer doutorado no IMPA (1990), onde foi aluno do pesquisador emérito do instituto Jacob Palis.

Diretor-geral do IMPA desde 2016, é um dos principais realizadores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, promovida pelo IMPA desde 2005, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ele também dirigiu a SBM, foi vice-presidente da União Internacional de Matemática (IMU) e é membro das Academias de Ciências do Brasil, do Chile, de Portugal e do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). 

Viana concebeu e liderou o projeto do Biênio da Matemática 2017-2018 (Lei 13.358 de 7 de novembro de 2016). Como parte do projeto, em 2017, organizou a primeira Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês) a ser realizada no Brasil. Um ano depois, esteve à frente da organização do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018) na primeira edição realizada em uma cidade da América Latina e do Hemisfério Sul. Maior encontro mundial da comunidade, o evento reuniu 3.000 participantes no Rio de Janeiro.

Com o instituto sob sua gestão, em 2018, o Brasil foi promovido ao Grupo 5 da União Matemática Internacional, que reúne as nações mais desenvolvidas em pesquisa matemática. A candidatura foi liderada pelo IMPA e pela SBM. 

Viana é detentor de importantes distinções acadêmicas. Foi o primeiro brasileiro e matemático a receber, em 2016, o Prêmio Louis D. do Institut de France, maior honraria científica da França. No mesmo ano, também foi agraciado pelo Prêmio Anísio Texeira da Educação Básica. Em 2019, o matemático conquistou o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. 

Leia também: Visgraf participa de simpósio de música computacional
Aos 67, IMPA mira expansão e universalização da OBMEP