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24/10/2019

Criptografia e origami encerram SNCT no IMPA

Grupo de alunos no salão de leituras

“Nossas mensagens são seguras?” Este foi o tema da palestra do graduando em Matemática e Engenharia de Computação da PUC-Rio Pietro Pepe para os visitantes da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no IMPA. Medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Pietro fez um panorama da história e teoria da criptografia, abordando métodos como as cifras de substituição, o método de Vigenère e a máquina Enigma, decifrada pelo matemático britânico Alan Turing.

“É comum os jovens pensarem que estudam coisas que não têm utilidade na vida prática. Mas no cotidiano temos muitas situações que se relacionam com a Matemática e, por uma questão de adaptação de linguagem, não são apontadas. Por isso, a importância de transmitir o conhecimento matemático ao grande público, plantando uma sementinha que mostra que a Matemática é aplicável”, disse o palestrante, que abordou o bloqueio do aplicativo WhatsApp pela Justiça brasileira na apresentação. 

Pietro Pepe em palestra no IMPA

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IMPA recebe visitantes para palestras e atividades lúdicas

O professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro Fabrício Silva, aproveitou a SNCT no IMPA para apresentar o instituto ao filho Felipe, de 10 anos. “Existe tão pouco estímulo à Matemática no país, que o pouquinho que a gente pode fazer já ajuda muito. Tento sempre levar o Felipe para eventos de ciência, tecnologia e Matemática.”

Fabrício e Felipe montam origamis

Enquanto aprendiam juntos a fazer esculturas de origami, Felipe, que adora estudar números decimais, garantiu: “quando eu crescer, quero ser igual meu pai, professor de Matemática”.

O origami é uma forma de atrair os jovens para a Matemática. A oficina conduzida pelo aluno de doutorado do IMPA Campo Elias Villagrán, foi um sucesso.

“Na construção do origami, os alunos assimilam conceitos de geometria e simetria, aprendendo conceitos básicos da Matemática através de uma atividade divertida, que os mantêm entretidos”, conta Villagrán.

A estudante Patrícia Tavares, de 12 anos, dobrava determinada os pequenos pedaços de papel na intenção de montar seu cubo. Grande fã de frações, a estudante do 6º ano adorou a visita, principalmente a palestra sobre animação 3D conduzida pelo Visgraf (Laboratório de Computação Gráfica do IMPA). “Já estava aprendendo um pouco a fazer filmes em animação com a minha vizinha. A palestra me estimulou ainda mais a estudar o tema”, contou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no IMPA terminou nesta quinta-feira (24). O instituto estará aberto ao público em novas oportunidades. Em breve, divulgaremos as próximas datas do IMPA Portas Abertas, programa que tem como principal objetivo aproximar o público ao IMPA e proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecerem o instituto e participarem de experiências diferentes e inovadoras.

“Acho maravilhoso a possibilidade de os alunos terem contato com um instituto da dimensão do IMPA nesta idade, e conhecerem um espaço de produção científica de Matemática. Eles aproveitam muito”, afirmou Sandro Miranda, professor de Matemática da Escola Municipal Hilda do Carmo Siqueira, que levou a turma para a visita nesta quinta-feira.

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