Navegar

26/11/2020

Professor da UFF, Sebastião Firmo morre vítima da Covid-19

Foto: IME-UFF

O professor Sebastião Firmo, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (IME-UFF), morreu nesta semana em decorrência da Covid-19. Por causa do risco de contágio, não haverá velório. Saponga, como era conhecido, era coordenador do programa de pós-graduação PROFMAT-UFF, e pesquisava as áreas de topologia diferencial e sistemas dinâmicos.

Leia mais: Em palestra, Emanuel Carneiro aborda Fourier e Riemann
Pesquisadores do IMPA estão entre mais influentes do Brasil
Conectada, Natália inicia a faculdade de matemática

“Interagi bastante com o Saponga ao longo dos anos, sobretudo no contexto do Workshop de Topologia e Sistemas Dinâmicos que ele teve a iniciativa de organizar no IM, e testemunhando os esforços, muito exitosos, que ele fez para agregar no IM-UFF um grupo de Sistemas Dinâmicos de alta qualidade. Vamos sentir muito a falta dele”, comentou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Graduado em física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, Firmo migrou para a matemática durante o mestrado e doutorado, ambos cursados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Lecionava na UFF desde 1992 e tinha como foco de pesquisa principalmente a dinâmica topológica e ações de grupos.

Leia também: Segunda live do INCTMat vai tratar da avaliação de projetos
Na Folha, o mundo desorientado da faixa de Möbius