Navegar

23/11/2020

Segunda live do INCTMat vai tratar da avaliação de projetos

A avaliação de projetos de pesquisa e artigos científicos será tema da segunda transmissão do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), em 9 de dezembro. A mesa redonda acontece às 17h15, no Zoom, com inscrições e distribuição de senha pela página do INCTMat. O encontro faz parte da série de atividades de desenvolvimento profissional dedicadas à comunidade matemática. Dúvidas sobre inscrições podem ser enviadas para inctmat@impa.br.

Para falar do assunto estarão reunidos André Nachbin, pesquisador do IMPA na área de dinâmica dos fluidos; o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e professor do Departamento de Matemática da Universidade de São Paulo (USP) Paolo Piccione, e Alexandra Schmidt, bioestatística e epidemiologista que atua como professora associada na Universidade McGill, no Canadá. A mediação será feita por Elizabeth Karas, professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Leia mais: Curiosidade é motivação comum entre jornalistas e cientistas
Em live sobre simetria, Marcelo Viana fala do Teorema Mágico
Mistério dos buracos negros fica em 1º lugar no Prêmio IMPA-SBM

“É trabalhoso e difícil fazer um parecer útil para avaliadores (membros de uma comissão julgadora) e também construtivo, dando um importante retorno para o proponente.  Este processo é uma contribuição fundamental à comunidade acadêmica, em particular. Ainda vejo isso precisando ser feito com mais maturidade no Brasil, nas duas direções. Temos que amadurecer juntos, avaliadores e avaliados. E espero que esta live ajude nesta direção”, avalia Nachbin. 

Para o pesquisador do IMPA, a experiência do avaliador pode detectar contribuições relevantes e deve criticar de forma construtiva as falhas da proposta, seja ela um artigo ou projeto de pesquisa. “Por exemplo, em revistas não ultra-especializadas, é importante ter pelo menos um avaliador que é da área, mas não é um especialista do problema tratado. Assim, o avaliador é capaz de aferir o alcance do trabalho fora de um grupo muito pequeno de pessoas.” 

O primeiro encontro da série de atividades profissionais promovido pelo INCTMat tratou da elaboração de projetos de pesquisa. A transmissão realizada em 6 de novembro está disponível no canal do YouTube do instituto

O INCTMat promove a consolidação da matemática brasileira tanto em centros já estabelecidos quanto nos mais recentes que se espalham pelo Brasil. A organização é coordenada por Jacob Palis (IMPA) e mantém grupos de pesquisa em 21 centros de desenvolvimento com o intuito de expandir as fronteiras na pesquisa científica, incentivando a formação de novos matemáticos.

Leia também: Na Folha, o maior matemático do Ocidente islâmico
‘Diálogo entre jornalistas e ciência é fundamental’, diz Viana