Navegar

26/11/2020

Em palestra, Emanuel Carneiro aborda Fourier e Riemann

Emanuel Carneiro ao lado do túmulo do matemático Carl Friedrich Gauss

Uma das principais ferramentas para a compreensão de fenômenos oscilatórios da natureza, a análise de Fourier leva o nome do matemático francês Jean-Baptiste Joseph Fourier, que viveu entre 1768 e 1830. Décadas depois, o alemão Bernhard Riemann (1826-1866) deu uma importante contribuição à área de teoria analítica dos números, definindo a função zeta uma ponte entre os números primos e a análise complexa , discutindo algumas de suas propriedades e lançando o que muitos consideram o Santo Graal da matemática moderna: a hipótese de Riemann. O que poderia surgir do encontro destes dois expoentes da disciplina, que provavelmente jamais se viram pessoalmente? Nesta sexta-feira (27), o pesquisador do IMPA Emanuel Carneiro especula sobre este encontro e fala de problemas que estão na interface das duas áreas em uma palestra no Cibercoloquio Latinoamericano de Matemática. A transmissão acontece no Zoom e no YouTube, às 14h, com inscrições no site do evento.

“Minha expectativa é que todos se divirtam, se motivem e conheçam um pouquinho mais sobre alguns destes problemas e destas conexões interessantes. Quero convidar principalmente os alunos e alunas de todos os níveis, graduação, mestrado, doutorado. Se eu conseguir despertar uma pulguinha atrás da orelha de alguns de vocês, já ficarei muito feliz”, convida o palestrante.

Leia mais: Segunda live do INCTMat vai tratar da avaliação de projetos
Pesquisadores do IMPA estão entre mais influentes do Brasil
Conectada, Natália inicia a faculdade de matemática

Carneiro explica que o grupo de pesquisa que integra no IMPA tem trabalhado em formar uma base sólida na área de Análise. “Com uma base sólida nestes temas centrais, criamos uma flexibilidade grande e podemos ter conversas muito frutíferas e interagir em tópicos de pesquisa com matemáticos que trabalham em diversas áreas próximas como EDPs, teoria dos números e probabilidade. Como nunca sabemos qual a ‘brecha’ que o seu desafiador problema de pesquisa vai te dar para entrar, é bom você ter em mãos e saber usar bem todas as suas armas possíveis.”

Com palestras todas às sextas-feiras, o Cibercoloquio Latinoamericano de Matemática busca divulgar e celebrar a matemática de alguns dos mais influentes matemáticos contemporâneos da América Latina.  Os temas das transmissões são voltados para alunos de graduação avançada e mestrado, e cada palestra é apresentada por uma pessoa diferente. Luna Lomonaco, pesquisadora do IMPA, apresentou uma palestra sobre o conjunto de Mandelbrot no início de novembro. O objetivo é dar oportunidade a alunos interessados ​​em matemática ou áreas afins, especialmente os universitários, para descobrir alguns dos principais e mais atuais temas de pesquisa da área. 

Leia também: Em live sobre simetria, Marcelo Viana fala do Teorema Mágico
Na Folha, o mundo desorientado da faixa de Möbius