Navegar

24/07/2023

Jovens lotam o IMPA no primeiro dia do 34º CBM

Na abertura do 34º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), o diretor-adjunto do IMPA, Claudio Landim, afirmou estar impressionado com a quantidade de jovens reunidos no primeiro dia do evento, que acontece até sexta-feira (28) no instituto. 

“Queria agradecer a Carolina [Araujo, pesquisadora e coordenadora do colóquio], pois entrei no IMPA em 1982 e não lembro de ter visto o instituto com tantos jovens reunidos no mesmo mesmo dia. É um grande prazer rever a comunidade matemática, depois de dois anos de pandemia e alguns anos com a ciência deixada de lado”, disse Landim ao público que lotou o auditório Ricardo Mañé na manhã desta segunda-feira (24).  

Leia mais: Colóquio terá palestra sobre avanço no Teorema de Ramsey
Inteligência artificial ajuda a criar índice de livros do 34º CBM
Viana se reúne com ministro da Educação e prefeito do Rio

O CBM é o principal evento da comunidade matemática brasileira e ocorre bienalmente. A edição deste ano conta com a apresentação de 23 sessões temáticas – número recorde na história do evento. A programação inclui ainda 6 plenárias ministradas por pesquisadores internacionais, duas mesas redondas, uma palestra especial e outras três de divulgação. A programação completa pode ser consultada aqui. 

Na abertura do evento, Carolina Araujo fez questão de destacar a importância do encontro, principalmente, para a formação acadêmica dos jovens. 

“O colóquio é mais do que um evento científico, é uma grande festa, é a celebração da matemática brasileira. Ele reúne não só pesquisadoras e pesquisadores, mas também estudantes de graduação e pós-graduação. Lembro da minha primeira participação no colóquio de matemática, estava no segundo ano da graduação, e do forte impacto [do evento] na  minha formação como matemática. Queria dar boas-vindas aos estudantes, especialmente aqueles que estão fazendo a primeira visita, que seja a primeira de uma longa história de parceria”, disse Carolina.

Também participou da abertura do evento, o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Paolo Piccione, que se comoveu com o número de participantes no primeiro dia do encontro. 

“É uma grande honra  representar a SBM nesse Colóquio Brasileiro de Matemática – auge do calendário matemático no Brasil. Fiquei emocionado quando entrei aqui e vi o número de participantes. Isso mostra que o Brasil possui uma comunidade matemática tão vibrante e é isso que também motiva nosso trabalho dentro da comunidade.”

Colóquio reúne participantes brasileiros e estrangeiros

A colombiana Diana Carolina, doutoranda da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participa pela primeira vez do CBM. Ela avalia o encontro como uma oportunidade de expandir o conhecimento. “Estou interessada em temas muito variados, não somente na minha área de estudo, mas também em outras áreas. Estou focando bastante nos cursos avançados”. 

Odylo Abdalla, doutorando em Matemática na Universidade de Sorbonne, na França, conta que aproveitou as férias no Brasil para participar do Colóquio. “O Colóquio é sempre excelente, cada vez que venho, desenvolvo um outro olhar. Agora tenho um olhar mais como pesquisador, das outras vezes era um olhar mais de aluno.  É muito legal ver essa mudança no conhecimento”. Já Aline Melo, pós-doutoranda em matemática da UFC (Universidade Federal do Ceará) também é frequentadora assídua do colóquio.  “Eu já vim outras vezes. A primeira vez ainda estava na graduação. Está sendo bem bacana e diferente este ano porque agora tenho um pouco mais de conhecimento e experiência, então estou fazendo mini cursos avançados.”

Mynor Ademar, de El Salvador, e aluno de doutorado da UFSCar, contou que apesar de ser da área de geometria, tem interesse em acompanhar os cursos sobre sistemas dinâmicos. “Queria conhecer um pouco mais dessa área e por isso vim ao colóquio. Há muitos temas interessantes e vou ficar a semana toda para acompanhar o evento inteiro.”

A estudante de graduação Emmily Gomes, da Universidade Federal Fluminense, campus Santo Antônio de Pádua, conta que estava ansiosa pelo evento. “É a primeira vez que eu venho.  Desde o ano passado que estou esperando esse evento e estou muito empolgada. Quero me especializar em matemática pura e o IMPA é uma opção para mim.” 

O Colóquio Brasileiro de Matemática é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira.  Temas atuais como a presença de mulheres na ciência, a pandemia de Covid-19 e as perspectivas para os jovens matemáticos também serão abordados ao longo do encontro.

Leia também: EBP começa dia 30 de julho em São Paulo
Hubert Lacoin, do IMPA, recebe prêmio ISAAC