Navegar

20/07/2023

Colóquio terá palestra sobre avanço no Teorema de Ramsey

Um dos temas que movimentou a matemática mundial este ano foi o Teorema de Ramsey e graças a um grupo que trabalhou junto no Curso de Verão do IMPA. O maior avanço em 88 anos na área vai ser apresentado no 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, que acontece de 24 a 28 de julho, no instituto. 

O doutor pelo IMPA Marcelo Campos e professor da PUC-Rio Simon Griffiths vão fazer uma palestra sobre o avanço no limite superior para o Teorema de Ramsey. A palestra especial acontece na quarta-feira (26) às 14h15. O trabalho foi feito em colaboração com o pesquisador do IMPA Robert Morris e com Julian Sahasrabudhe, de Cambridge.

Leia mais: Conheça os plenaristas do 34º CBM
Maior evento da matemática brasileira começa dia 24 no Rio
Inteligência artificial ajuda a criar índice de livros do 34º CBM

Os matemáticos vão abordar a história do problema, como a prova antiga funcionava e falar sobre as ideias novas que permitiram desenvolver o novo algoritmo capaz de melhorar o limite do teorema. O avanço é o mais significativo na área desde 1935. 

“Será uma boa oportunidade para estudantes brasileiros compreenderem totalmente o assunto”, destaca a organizadora do Colóquio e pesquisadora do IMPA, Carolina Araujo. A palestra será em português para facilitar a compreensão do tema.

Inscrições abertas

Mais de 1 mil pessoas já se inscreveram na 34ª edição do CBM. E ainda dá tempo de participar da maior reunião científica da comunidade matemática brasileira. Clique aqui para se inscrever. Realizado bienalmente desde 1957, o CBM conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país, além de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Este ano, a programação conta com a participação de seis plenaristas internacionais: Frederico Ardila (Universidade de São Francisco); Camillo De Lellis (Institute for Advanced Study); Laura DeMarco (Universidade de Havard); Bernard Derrida (Collège de France); Claudia Polini (University of Notre Dame); e Omri Sarig (Weizmann Institute of Science), além de palestras de divulgação, mesas redondas e cursos introdutórios e avançados. Confira aqui a programação da edição deste ano!

Leia também: Hubert Lacoin, do IMPA, recebe prêmio ISAAC
Folha: Escritas antigas revelam o dia a dia da humanidade