Navegar

21/07/2023

EBP começa dia 30 de julho em São Paulo

 

Na semana seguinte ao 34º CBM, o IMPA e o Instituto de Matemática e Estatística de São Paulo (IME-USP) realizam a 26ª Escola Brasileira de Probabilidade. O evento acontece entre 30 de julho e 5 de agosto na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na USP. 

O tradicional evento internacional, que acontece desde 1997 por iniciativa da comunidade brasileira de probabilidade, representa uma oportunidade de interação entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior, e vem ocorrendo em altíssimo nível científico, contando com a participação de algumas das melhores lideranças mundiais.

Leia mais: Colóquio terá palestra sobre avanço no Teorema de Ramsey
Conheça os plenaristas do 34º CBM
Maior evento da matemática brasileira começa dia 24 no Rio

Neste ano, a EBP homenageia Antonio Galves – coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Matemática, Computação, Linguagem e Cérebro (MaCLinC) da USP, e do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid NeuroMat), apoiado pela FAPESP. 

“Galves tem uma necessidade que vai além ‘do fazer ciência’, ele tenta ajudar o país a avançar; concebeu o NeuroMat e sempre se preocupou em formar alunos. Além disso, Galves teve um papel muito importante na probabilidade, pois foi um dos primeiros a se interessar pela área. Fez o doutorado na França e, no final dos anos 1970, começou a estudar sistema de partículas, influenciando no Brasil quase todos probabilistas, que vieram depois dele”, explica Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e integrante do comitê organizador da EBP.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, o pesquisador Antonio Galves também é também professor da Universidade de São Paulo. O matemático estuda modelagem de redes neuronais e de fenômenos de aprendizagem; a identificação de padrões pelo cérebro e a evolução de redes sociais, entre outros temas. 

“Antonio Galves é uma pessoa fundamental na história da EBP e na história da probabilidade brasileira em geral. Ele não só é um pesquisador de ponta, como também conseguiu atrair alunos e pesquisadores para a área de Sistemas de Partículas Interagentes. Não à toa, essa ainda é uma das áreas mais fortes da probabilidade no país. Nos últimos anos, ele tem liderado um grande projeto de pesquisa sobre matemática e neurociências. Os dois minicursos deste ano tratam desta conexão”, comentou Roberto Imbuzeiro, pesquisador do IMPA que também integra a comissão organizadora do evento. 

Como nos anos anteriores, a 26ª EBP será composta por cinco dias e meio de minicursos, palestras plenárias, palestras e sessões de pôsteres. 

Entre os pesquisadores presentes estão François Baccelli (INRIA Paris); Marzio Cassandro Università di Roma, “La Sapienza”; Pierre Collet (École Polytechnique); Roberto  Fernandez (New York University Shangai); Pablo Ferrari (Universidade de Buenos Aires); Ricardo Fraiman (Universidade de La República); Florencia Leonardi, (IME – Universidade de São Paulo); Mauro Piccioni (Università di Roma, “Sapienza”); Errico Presutti (Gran Sasso Science Institute) e Wojciech Szpankowski (Purdue University). A programação completa pode ser consultada aqui.

Leia também: Hubert Lacoin, do IMPA, recebe prêmio ISAAC
Folha: Escritas antigas revelam o dia a dia da humanidade